Atenção: ar-condicionado sujo pode causar doenças

Ressecamento do muco pulmonar, doença do legionário, asma e rinite estão entre as mais comuns

Verão, calor e… ar-condicionado! Sim, adoramos essa estação maravilhosa, não é? Mas, essa sensação térmica quentinha tem limite no nosso dia a dia, e diariamente recorremos a nossa estratégia de temperatura: o ar-condicionado!

Pois é, faz pouco tempo que o verão começou (2018-2019), mas os brasileiros já estão sentindo na pele o intenso calor e as altas temperaturas registradas nos termômetros. E isso com razão, já que de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-Mapa), a temperatura média prevista no Brasil entre entre dezembro, janeiro e fevereiro deve ultrapassar 31,5ºC!

Mas… nem sempre o ar-condicionado pode nos fazer só bem, pois se o aparelho não estiver cuidado corretamente, pode fazer mal à saúde.

É o que afirma o médico microbiologista, André Mário Doi: “quando utilizado com frequência, o aparelho deve ser higienizado de maneira adequada e periodicamente. Caso contrário, pode causar danos à saúde”. Isso, porque, ainda de acordo com o médico “um dos principais motivos que podem levar a agravos de saúde, principalmente doenças respiratórias, é o acúmulo de poeira, ácaros, fungos e algumas bactérias que podem se acumular nos filtros”.

Portanto, a respiração do ar condicionado sem a correta higienização do aparelho, associado a esses ácaros, fungos ou bactérias, pode causar complicações à saúde.

Confira algumas das principais doenças relacionadas:

Ressecamento do muco pulmonar

A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, as grandes responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que entram no organismo através da respiração, ou seja – do ar respirado pelas narinas. Só que o ressecamento da região, a chance de contrair infecções aumenta ainda mais.

Doença do Legionário

O nome dessa doença se dá devido a sua causa: a bactéria Legionella pneumophila.  Essa bactéria pode se alocar nos dutos e filtros de equipamentos de ar condicionado mal higienizados, e por aí ficar…. “A exposição a essas bactérias leva a um quadro respiratório de pneumonia grave. O diagnóstico precoce permite terapia antimicrobiana específica, reduzindo a gravidade e complicações do quadro”, afirma o especialista.

Asma

As alergias respiratórias, como a asma, por exemplo, são doenças inflamatórias crônicas que acometem as vias respiratória. A doença se manifesta clinicamente por sintomas como, por exemplo, crises de falta de ar ou de cansaço, chiado no peito, e sensação de aperto no peito, geralmente
acompanhadas de tosse.

Recomendamos para você:  Cansado de passar frio ou calor? Pesquisadores criam pulseira inteligente que regula temperatura do corpo!

O microbiologista alerta que cerca de 80% dos pacientes que têm asma apresentam também rinite, isso porque “a exposição aos alérgenos inalantes, como ácaros da poeira de casa, fungos, pelos de animais, baratas, bactérias e pólens, é o principal fator das crises de asma e rinite”, diz o especialista.

Rinite alérgica

Já a rinite alérgica é uma infecção que acomete a membrana nasal. Ela é caracterizada, entre outros sintomas, por espirros repetidos, coriza líquida e abundante, olhos lacrimejantes, coceira (em nariz, olhos, garganta e ouvidos principalmente), congestão nasal, alteração do olfato e do paladar, olhos avermelhados e irritados.

Você viu como a falta ou a má higienização do ar-condicionado pode comprometer a sua saúde? Portanto, nesta estação recorra ao aparelho com cautela!

.

.

Com informações Portal Bonde


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.