Atenção: ar-condicionado sujo pode causar doenças

Ressecamento do muco pulmonar, doença do legionário, asma e rinite estão entre as mais comuns

Verão, calor e… ar-condicionado! Sim, adoramos essa estação maravilhosa, não é? Mas, essa sensação térmica quentinha tem limite no nosso dia a dia, e diariamente recorremos a nossa estratégia de temperatura: o ar-condicionado!

Pois é, faz pouco tempo que o verão começou (2018-2019), mas os brasileiros já estão sentindo na pele o intenso calor e as altas temperaturas registradas nos termômetros. E isso com razão, já que de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-Mapa), a temperatura média prevista no Brasil entre entre dezembro, janeiro e fevereiro deve ultrapassar 31,5ºC!

Mas… nem sempre o ar-condicionado pode nos fazer só bem, pois se o aparelho não estiver cuidado corretamente, pode fazer mal à saúde.

É o que afirma o médico microbiologista, André Mário Doi: “quando utilizado com frequência, o aparelho deve ser higienizado de maneira adequada e periodicamente. Caso contrário, pode causar danos à saúde”. Isso, porque, ainda de acordo com o médico “um dos principais motivos que podem levar a agravos de saúde, principalmente doenças respiratórias, é o acúmulo de poeira, ácaros, fungos e algumas bactérias que podem se acumular nos filtros”.

Portanto, a respiração do ar condicionado sem a correta higienização do aparelho, associado a esses ácaros, fungos ou bactérias, pode causar complicações à saúde.

Confira algumas das principais doenças relacionadas:

Ressecamento do muco pulmonar

A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, as grandes responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que entram no organismo através da respiração, ou seja – do ar respirado pelas narinas. Só que o ressecamento da região, a chance de contrair infecções aumenta ainda mais.

Doença do Legionário

O nome dessa doença se dá devido a sua causa: a bactéria Legionella pneumophila.  Essa bactéria pode se alocar nos dutos e filtros de equipamentos de ar condicionado mal higienizados, e por aí ficar…. “A exposição a essas bactérias leva a um quadro respiratório de pneumonia grave. O diagnóstico precoce permite terapia antimicrobiana específica, reduzindo a gravidade e complicações do quadro”, afirma o especialista.

Asma

As alergias respiratórias, como a asma, por exemplo, são doenças inflamatórias crônicas que acometem as vias respiratória. A doença se manifesta clinicamente por sintomas como, por exemplo, crises de falta de ar ou de cansaço, chiado no peito, e sensação de aperto no peito, geralmente
acompanhadas de tosse.

Recomendamos para você:  Você sabia? Viagra também é usado para tratar infertilidade feminina!

O microbiologista alerta que cerca de 80% dos pacientes que têm asma apresentam também rinite, isso porque “a exposição aos alérgenos inalantes, como ácaros da poeira de casa, fungos, pelos de animais, baratas, bactérias e pólens, é o principal fator das crises de asma e rinite”, diz o especialista.

Rinite alérgica

Já a rinite alérgica é uma infecção que acomete a membrana nasal. Ela é caracterizada, entre outros sintomas, por espirros repetidos, coriza líquida e abundante, olhos lacrimejantes, coceira (em nariz, olhos, garganta e ouvidos principalmente), congestão nasal, alteração do olfato e do paladar, olhos avermelhados e irritados.

Você viu como a falta ou a má higienização do ar-condicionado pode comprometer a sua saúde? Portanto, nesta estação recorra ao aparelho com cautela!

.

.

Com informações Portal Bonde

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários