Cuidados com saúde, bem-estar e beleza são importantes sim!

Veja dicas para uma vida saudável

Com a nossa rotina do dia a dia, reservar um espaço para observar como está a nossa saúde, nosso bem-estar físico e psicológico e assim sentir aflorar nossa beleza, na maioria das vezes, é difícil, não? E com isso, não nos atemos conosco. Se você está neste dilema, essa matéria é para você!

E aí, nos perguntamos: Afinal, qual é a importância do cuidado com tudo isso?

Preocupados com a importância da saúde, do bem-estar e da beleza no seu dia a dia, procuramos concentrar os melhores, confiáveis e mais completos conteúdos sobre saúde, bem-estar e beleza, e assim, lançamos um blog de saúde intitulado Rais – Viva Saudável, que agrupa os três conteúdos, sendo uma composição de blog de saúde, blog de bem-estar e também um blog de beleza. Tudo, buscando um objetivo principal: a vida saudável e que nosso leitor pratique o hábito de uma vida saudável.

Pensando em tudo isso, reunimos as melhores e mais completas dicas para, então, uma vida saudável. Vamos lá!

Quando tratamos de saúde, bem-estar e beleza, e considere o bem-estar como um estado de boa disposição, satisfação e conforto, vários pontos devem ser associados. Então, separamos as melhores dicas! Acompanhe:

Relaxe o corpo e a mente

Por que?
O stress é um vilão que tanto ataca a sua saúde como a sua beleza: ele acelera o processo de envelhecimento e deixa a pele sem brilho. E a solução é: procure ter momentos de relaxamento, de combate a rotina. Faça meditação, acenda velas e incenso, leia bons livros.. Tudo o que você puder fazer para descansar a mente e relaxar o corpo será positivo.

Bom descanso

A quantidade de horas que cada um deve dormir depende do ritmo de cada organismo, mas o importante é garantir a qualidade do sono. Adquira boas rotinas antes de ir para a cama, isso promoverá bem-estar.

Evite o banho muito quente

Recomendamos para você:  Frango com batata doce: enjoou?

O banho com água excessivamente quente seca a pele e deixa-a sem brilho. O ideal é um ducha de água morna.

Dieta certa

A regra número 1 é reduzir os alimentos com excesso de gorduras e açúcar, pois estes nutrientes, quando não utilizados sob a forma de energia, são armazenados no corpo como reserva, originando os depósitos de gordura localizada.

Inclua fruta na sua alimentação diária

As frutas refrescam, contêm as vitaminas, dão energia e ajudam a manter a forma. Algumas, inclusive, atuam no combate ao envelhecimento, promovendo saúde, bem-estar físico e psicológico e beleza.

Além da alimentação e do relaxamento e descanso, estar em movimento produz efeitos fisiológicos e metabólicos no organismo, contribuindo para a regulação dos níveis de substâncias, como enzimas e hormônios, que determinam, por exemplo, a vulnerabilidade a doenças e infecções. Por isso, listamos alguns benefícios da atividade física que vão além da tonificação dos músculos:

Queda no nível de açúcar

A prática de exercícios físicos reduz a presença de açúcar no sangue, contribuindo para o controle do diabetes. Isso acontece porque, durante alguma atividade, o corpo utiliza o açúcar presente no sangue para obter mais energia e, consequentemente, diminui a glicemia (concentração de açúcar no sangue).

Redução das taxas de colesterol

Um dos principais benefícios associados à atividade física é a redução dos níveis de colesterol. Quando o corpo está em movimento, a circulação sanguínea aumenta, ativando o fluxo de sangue nas veias e nas artérias e evitando que a gordura acumule em suas paredes. Segundo o cardiologista Antonio Carlos Till, “atividades físicas aeróbicas regulares, como natação, corrida, tênis, futebol e andar de bicicleta, ajudam no controle do peso e aumentam o colesterol bom, ao mesmo tempo em que ajudam na redução do colesterol ruim, equilibrando as taxas”.

Recomendamos para você:  Alimentos com impurezas tudo bem, mas rato pode?

Reforço do sistema imunológico

Não são só os alimentos que contribuem para o fortalecimento das defesas naturais do nosso corpo. Como explica o nutrólogo Cristiano Merheb, os exercícios físicos ativam o sistema imunológico, deixando o corpo pronto para combater infecções. Pessoas que praticam atividades físicas com regularidade, portanto, estão menos vulneráveis a doenças virais, como gripes e resfriados.

Melhora de dores corporais

Ao estimular o aparecimento de pequenos vasos sanguíneos nos músculos (vascularização), o exercício físico faz com que o corpo forneça mais oxigênio para o tecido muscular e remova substâncias indesejáveis no organismo como, por exemplo, o ácido láctico. Isso não só resulta em maior eficiência durante o exercício como também combate problemas como a dor muscular crônica e dores lombares, garante Cristiano.

Aumento de concentração e memória

Durante a prática de atividades físicas, segundo Cristiano, o fluxo de sangue no cérebro aumenta e essa alta atividade das células cerebrais garante um melhor desempenho mental, durante e depois da atividade física. Além disso, como aponta a nutricionista Karen Schlösser, o exercício cardiovascular pode criar novas células cerebrais e melhorar o desempenho geral do cérebro. “Muitos estudos sugerem que as partes do cérebro que controlam o pensamento e a memória têm maior volume em pessoas que se exercitam em comparação às pessoas que não praticam uma atividade frequente”, afirma.

Combate ao estresse e sensação de bem-estar

Se sentir bem depois de correr na praia ou nadar algumas braçadas na piscina é normal, mas poucas vezes associamos essa sensação agradável aos efeitos do exercício físico sobre o nosso organismo internamente. A liberação de endorfina, substância naturalmente produzida pelo cérebro, tem ação analgésica, aliviando dores e promovendo os sentimentos de relaxamento e bem estar.

Ao induzir a liberação desse neurotransmissor, a atividade física também ajuda a combater o estresse e a ansiedade, a melhorar a qualidade do sono e a aumentar a
autoestima. “O exercício libera endorfinas, que criam sentimentos de alegria e euforia. Por esta razão, recomendo que as pessoas que sofrem de depressão pratiquem alguma atividade”, explica a nutricionista.

Recomendamos para você:  Pressão alta: O que é e porque ela é tão importante para você

Exercitar-se ao ar livre é ainda melhor! Quando em contato com o sol, o corpo absorve mais vitamina do tipo D, que está relacionada à liberação do neurotransmissor serotonina e também melhora a absorção de cálcio, contribuindo para o fortalecimento dos ossos.

Fontes: Revista Saúde e Bem-estar; Bem estar GNT

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários