Marmita fit: receitas para cozinhar no domingo e manter a forma durante toda a semana!

Estratégia para quem pretende manter uma alimentação saudável!

Deixar as marmitas preparadas para o decorrer da semana é uma boa estratégia e solução para quem pretende manter uma alimentação saudável!

Pois, quem prepara o alimento controla a qualidade do que consome e ainda escolhe o cardápio, não é?

E se você se planejar, uma manhã de domingo é o suficiente para preparar o cardápio para a semana inteira, e não precisará socorrer às tentações menos nutritivas encontradas na rua!

Para isso, lá vão algumas dicas:

Faça uma programação da semana e pense no cardápio da semana toda, considerando uma ou duas refeições por dia.

Monte uma lista de compras, e vá ao mercado um dia antes de cozinhar. Assim, você já terá todos os ingredientes na mão!

Cozinhe uma porção extra e separe as refeições contando uma ou duas porções a mais, ou do prato principal ou do acompanhamento.

Embale essas porções extras, separadamente, e congele. Dessa forma, sempre tem algo no freezer que pode ser complementado com preparo simples.

Separe porções individuais: congele tudo em porções individuais, que são mais práticas para carregar no dia a dia e, na hora de se alimentar, basta esquentar no micro-ondas.

As marmitas duram em média quatro meses no freezer. Lembrando que saladas não devem ser congeladas!

Confira 4 receitas de marmatitas fit para manter a forma na semana:

Arroz integral, peixe ao forno e legumes cozidos no vapor!

Receita de peixe ao forno:

600 gr de filé de peixe (Saint Peter/Merluza/ Pescada), 1 limão Taiti, 1 pimentão vermelho cortado em rodelas, 1 pimentão amarelo cortado em rodelas, 1 cebola grande cortada em rodelas, 1 tomate, 3 dentes de alho cortado em pedaço. 100g de azeitona, 3 colheres de azeite de oliva extra virgem, 1 colher de orégano fresco, 2 ovos cozidos cortados ao meio, 1 maço de salsinha verde picada, 1 pitada de pimenta-do-reino e sal a gosto.

Recomendamos para você:  Porque a qualidade da água que você bebe é importante

Preparo: Tempere os filés de peixe com suco do limão, orégano, sal e pimenta do reino. Regue com azeite um refratário de vidro e faça camadas com rodelas de cebola, pimentões, tomate em rodelas e salsinha cortada (reserve um pouco para a decoração). Regue novamente com um fio de azeite e coloque os pedaços do peixe temperado. Finalize com mais azeite e o alho cortado. Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 20 minutos. Ao tirar do forno, adicione azeitonas verdes, os ovos cozidos temperados com sal e cortados ao meio e salpique salsinha.

Purê de brócolis, peito de frango desfiado e cenoura ralada crua


Receita de Purê de Brócolis:

1 maço de brócolis, ½ cebola picada, 1 colher de sopa de requeijão de búfala light, 1 dente de alho, uma pitada de pimenta-do-reino e sal a gosto.

Preparo: Cozinhe o brócolis temperado com alho espremido no vapor e, em seguida, bata no liquidificador junto com a cebola e o requeijão. Caso esteja muito denso, coloque, aos poucos, água fervida até atingir a cremosidade de sua preferência. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Arroz integral, Saint Peter com crosta de amêndoas e salada de agrião

Receita de Saint Peter com crosta de amêndoas:

2 filés de Saint Peter, 1 xícara de chá de farinha de amêndoas moída, 1 colher de sopa de farinha de rosca, 1 colher de sopa de gergelim, 2 colheres de chá de molho inglês, 1 colher de chá de sal, suco de 1 limão e 2 colheres de chá de azeite.

Deixe o peixe descansando no suco do limão e ligue o forno para preaquecer a 180°C. Em um recipiente, misture a farinha de rosca, o sal, o azeite, as amêndoas e gergelim, até virar uma farofa grossa.

Recomendamos para você:  24 de Agosto - Dia da Infância!

Preparo: Coloque o peixe num refratário untado com azeite e, por cima, monte a farofa numa camada espessa. Derrame o molho inglês por cima e leve ao forno até dourar.

Salada caprese (tomate e muçarela de búfala em rodelas e folhas de manjericão), e filé de frango crocante

Receita de Frango crocante:

4 filés de frango, 1 ovo, ½ xícara de aveia em flocos finos, ½ xícara de farinha de trigo integral, orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: num prato fundo misture a aveia e a farinha de trigo integral e o orégano. Em outro prato fundo coloque o ovo e bata levemente. Tempere os filés com sal e pimenta a gosto, passe no ovo e depois na farinha. Coloque os numa assadeira antiaderente untada e asse no forno preaquecido a 200°C até dourar!

Fonte: UOL Alimentação

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários