Marmita fit: receitas para cozinhar no domingo e manter a forma durante toda a semana!

Estratégia para quem pretende manter uma alimentação saudável!

Deixar as marmitas preparadas para o decorrer da semana é uma boa estratégia e solução para quem pretende manter uma alimentação saudável!

Pois, quem prepara o alimento controla a qualidade do que consome e ainda escolhe o cardápio, não é?

E se você se planejar, uma manhã de domingo é o suficiente para preparar o cardápio para a semana inteira, e não precisará socorrer às tentações menos nutritivas encontradas na rua!

Para isso, lá vão algumas dicas:

Faça uma programação da semana e pense no cardápio da semana toda, considerando uma ou duas refeições por dia.

Monte uma lista de compras, e vá ao mercado um dia antes de cozinhar. Assim, você já terá todos os ingredientes na mão!

Cozinhe uma porção extra e separe as refeições contando uma ou duas porções a mais, ou do prato principal ou do acompanhamento.

Embale essas porções extras, separadamente, e congele. Dessa forma, sempre tem algo no freezer que pode ser complementado com preparo simples.

Separe porções individuais: congele tudo em porções individuais, que são mais práticas para carregar no dia a dia e, na hora de se alimentar, basta esquentar no micro-ondas.

As marmitas duram em média quatro meses no freezer. Lembrando que saladas não devem ser congeladas!

Confira 4 receitas de marmatitas fit para manter a forma na semana:

Arroz integral, peixe ao forno e legumes cozidos no vapor!

Receita de peixe ao forno:

600 gr de filé de peixe (Saint Peter/Merluza/ Pescada), 1 limão Taiti, 1 pimentão vermelho cortado em rodelas, 1 pimentão amarelo cortado em rodelas, 1 cebola grande cortada em rodelas, 1 tomate, 3 dentes de alho cortado em pedaço. 100g de azeitona, 3 colheres de azeite de oliva extra virgem, 1 colher de orégano fresco, 2 ovos cozidos cortados ao meio, 1 maço de salsinha verde picada, 1 pitada de pimenta-do-reino e sal a gosto.

Recomendamos para você:  Estamos no YouTube

Preparo: Tempere os filés de peixe com suco do limão, orégano, sal e pimenta do reino. Regue com azeite um refratário de vidro e faça camadas com rodelas de cebola, pimentões, tomate em rodelas e salsinha cortada (reserve um pouco para a decoração). Regue novamente com um fio de azeite e coloque os pedaços do peixe temperado. Finalize com mais azeite e o alho cortado. Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 20 minutos. Ao tirar do forno, adicione azeitonas verdes, os ovos cozidos temperados com sal e cortados ao meio e salpique salsinha.

Purê de brócolis, peito de frango desfiado e cenoura ralada crua


Receita de Purê de Brócolis:

1 maço de brócolis, ½ cebola picada, 1 colher de sopa de requeijão de búfala light, 1 dente de alho, uma pitada de pimenta-do-reino e sal a gosto.

Preparo: Cozinhe o brócolis temperado com alho espremido no vapor e, em seguida, bata no liquidificador junto com a cebola e o requeijão. Caso esteja muito denso, coloque, aos poucos, água fervida até atingir a cremosidade de sua preferência. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Arroz integral, Saint Peter com crosta de amêndoas e salada de agrião

Receita de Saint Peter com crosta de amêndoas:

2 filés de Saint Peter, 1 xícara de chá de farinha de amêndoas moída, 1 colher de sopa de farinha de rosca, 1 colher de sopa de gergelim, 2 colheres de chá de molho inglês, 1 colher de chá de sal, suco de 1 limão e 2 colheres de chá de azeite.

Deixe o peixe descansando no suco do limão e ligue o forno para preaquecer a 180°C. Em um recipiente, misture a farinha de rosca, o sal, o azeite, as amêndoas e gergelim, até virar uma farofa grossa.

Recomendamos para você:  Conheça uma nova maneira de estudar Medicina – Meupacientevirtual.com.br

Preparo: Coloque o peixe num refratário untado com azeite e, por cima, monte a farofa numa camada espessa. Derrame o molho inglês por cima e leve ao forno até dourar.

Salada caprese (tomate e muçarela de búfala em rodelas e folhas de manjericão), e filé de frango crocante

Receita de Frango crocante:

4 filés de frango, 1 ovo, ½ xícara de aveia em flocos finos, ½ xícara de farinha de trigo integral, orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: num prato fundo misture a aveia e a farinha de trigo integral e o orégano. Em outro prato fundo coloque o ovo e bata levemente. Tempere os filés com sal e pimenta a gosto, passe no ovo e depois na farinha. Coloque os numa assadeira antiaderente untada e asse no forno preaquecido a 200°C até dourar!

Fonte: UOL Alimentação


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.