Remédios para sono e ansiedade matam mais que cocaína, diz estudo!

OMS e cientistas alertam que remédios com o composto benzodiazepina causam abstinência e dependência

28/11/2017

De acordo com duas pesquisas publicadas no American Journal of Public Health, o uso indiscriminado de remédios para sono e ansiedade, como Rivotril, Valium, Xanax e Ativan, causa risco de morte maior do que o uso de drogas como cocaína e heroína. E o maior problema é um componente em especial: a benzodiazepina (BZD).

Com primeiro estudo, da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), de Vancouver, no Canadá, o resultado demonstrou que o consumo excessivo de benzodiazepinas causa risco de morte 1,86 vezes maior que o uso de drogas ilegais.

A pesquisa foi realizada com 2.802 participantes usuários de benzodiazepinas, que foram entrevistados semestralmente, durante o período de cinco anos e meio. No final do estudo, 18,8% do grupo morreu.

Foi observado pelos pesquisadores que mesmo depois de isolar outros fatores, como o uso de drogas ilegais e comportamentos de alto risco, a taxa de mortalidade permaneceu alta entre os usuários do composto.

O segundo estudo examinou a ligação entre o uso de benzodiazepina e a infecção por hepatite C. Foi descoberto que a taxa de infecção foi 1,67 vezes maior nos que usaram remédios à base do composto. A pesquisa foi realizado com uma parte menor do mesmo grupo.

O cientista Keith Ahamad, afirmou ao jornal Vancouver Sun que “o interessante sobre isso é que é uma droga prescrita e as pessoas pensam que estão seguras. Mas, provavelmente, estamos prescrevendo essas drogas de uma maneira que está causando danos”.

A Organização Mundial da Saúde alertou, em um relatório, que a benzodiazepina só deve ser prescrita para tratar “ansiedade ou insônia grave, incapacitante, que cause angústia extrema”.

A organização recomendou aos médicos que considerem que o composto causa dependência e síndrome de abstinência, e com isso,  seja recomendada em dose eficaz mínima e durante o menor tempo possível.

Recomendamos para você:  Uso do DIU reduz em um terço os riscos de câncer cervical, diz estudo!

Com informações Revista Super Interessante

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários