Remédios para sono e ansiedade matam mais que cocaína, diz estudo!

OMS e cientistas alertam que remédios com o composto benzodiazepina causam abstinência e dependência

28/11/2017

De acordo com duas pesquisas publicadas no American Journal of Public Health, o uso indiscriminado de remédios para sono e ansiedade, como Rivotril, Valium, Xanax e Ativan, causa risco de morte maior do que o uso de drogas como cocaína e heroína. E o maior problema é um componente em especial: a benzodiazepina (BZD).

Com primeiro estudo, da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), de Vancouver, no Canadá, o resultado demonstrou que o consumo excessivo de benzodiazepinas causa risco de morte 1,86 vezes maior que o uso de drogas ilegais.

A pesquisa foi realizada com 2.802 participantes usuários de benzodiazepinas, que foram entrevistados semestralmente, durante o período de cinco anos e meio. No final do estudo, 18,8% do grupo morreu.

Foi observado pelos pesquisadores que mesmo depois de isolar outros fatores, como o uso de drogas ilegais e comportamentos de alto risco, a taxa de mortalidade permaneceu alta entre os usuários do composto.

O segundo estudo examinou a ligação entre o uso de benzodiazepina e a infecção por hepatite C. Foi descoberto que a taxa de infecção foi 1,67 vezes maior nos que usaram remédios à base do composto. A pesquisa foi realizado com uma parte menor do mesmo grupo.

O cientista Keith Ahamad, afirmou ao jornal Vancouver Sun que “o interessante sobre isso é que é uma droga prescrita e as pessoas pensam que estão seguras. Mas, provavelmente, estamos prescrevendo essas drogas de uma maneira que está causando danos”.

A Organização Mundial da Saúde alertou, em um relatório, que a benzodiazepina só deve ser prescrita para tratar “ansiedade ou insônia grave, incapacitante, que cause angústia extrema”.

A organização recomendou aos médicos que considerem que o composto causa dependência e síndrome de abstinência, e com isso,  seja recomendada em dose eficaz mínima e durante o menor tempo possível.

Recomendamos para você:  Ficar sentado por longos períodos pode aumentar risco de morte!

Com informações Revista Super Interessante

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.