Como conquistar novos pacientes com o marketing digital

Um levantamento realizado pelo Google, indica que o Brasil é o país onde mais crescem as buscas relacionadas a saúde. Veja dicas simples de como fazer a sua parte.

Não é novidade que os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes do que antigamente. Afinal, realizar pesquisas no Google procurando estabelecimentos próximos ou avaliações, já é algo comum. Mas, o grande desafio entre os profissionais da saúde é entender como o marketing digital pode trazer resultados expressivos.

Um levantamento realizado pelo Google, indica que o Brasil é o país onde mais crescem as buscas relacionadas a saúde. Além disso, cerca de 26% dos brasileiros recorrem primeiro ao próprio Google quando se deparam com algum problema na área.

O que é e por que investir em marketing médico?

Diferente do que muitos pensam, o marketing não se resume apenas em fazer propaganda e divulgar o serviço profissional. Seu conceito vai além disso, visto que, seus objetivos incluem estabelecer uma comunicação entre médico e paciente.

O marketing médico tem como principal finalidade desenvolver ações de relacionamento que gerem credibilidade ao seu público. Assim, as estratégias de marketing digital permitem que o médico ou a instituição se posicione como referência na área.

Atrair e fidelizar pacientes é necessário para qualquer estabelecimento, mas nos próximos anos, será crucial que os médicos e os profissionais da saúde criem uma forte presença on-line para que os pacientes os conheçam.

De acordo com o estudo “Concentração de Médicos no Brasil em 2020” do Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2020 teremos um crescimento significativo na quantidade de médicos por habitante e uma superconcentração destes.

Restrições do marketing médico

Entretanto, para a sua prática, é necessário que a publicidade médica obedeça a algumas restrições determinadas pelo CFM através do Manual de Publicidade Médica. Documento qual tem como base o Capítulo XIII do Código de Ética Médica.

Recomendamos para você:  Por que todo hospital precisa de um centro de Simulação Realística?

Entre as principais restrições está:

  • Fotos de pacientes para divulgar técnicas ou resultados;
  • Anunciar especialidades ou tratamentos para os quais não está habilitado;
  • Divulgar preços;
  • Utilizar de entrevistas para autopromoção;
  • Participar da divulgação de produtos ligados à medicina.

Estratégias de marketing digital

Agora que você conhece as restrições do marketing digital para as clínicas médicas, está na hora de conferir algumas estratégias que você pode aderir.

Site atrativo

Um dos primeiros passos e um dos mais importantes, é a criação de um site. Caso você já tenha, é necessário que você busque utilizar técnicas de otimização, o chamado Search Engine Optimization (SEO). Assim, você consegue ganhar destaque e obtém um melhor ranqueamento no Google.

Site criado, agora é necessário divulgar sua clínica no meio digital. Você pode começar criando um perfil no Google Meu Negócio, uma plataforma gratuita em que você insere as informações básicas, como endereço, telefone, horário de funcionamento, website e fotos.

Marketing de conteúdo

Para que você seja encontrado na internet, é fundamental a criação de um blog em seu site. Pois, como dito acima, os brasileiros possuem o hábito de pesquisar nos mecanismos de busca suas principais dúvidas.

Utilize desse gatilho para produzir conteúdo educativo e informativo, assim atraindo um maior número de visitantes e gerando autoridade para a sua marca. Não esqueça de manter o blog atualizado e de compartilhar os conteúdos em todos os canais da clínica.

Redes sociais

Outra estratégia de marketing digital, é a utilização das redes sociais como forma de estreitar o relacionamento com seus pacientes. Publicar dicas de saúde, novidades e eventos pode ser uma ótima ideia. Mas tenha cuidado, nem todas as práticas utilizadas por empresas são permitidas no marketing médico. Sempre respeite as regras do CFM.

Recomendamos para você:  Computador ‘lê’ atividade cerebral e identifica suicidas com 91% de precisão

Investir em marketing digital para a sua clínica é um grande passo para ganhar notoriedade e atrair mais pacientes, porém nenhum canal digital substitui a interação pessoal com o paciente. É a soma de todas essas estratégias com um bom atendimento e portfólio que vão te trazer resultados expressivos.

 


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Sou estudante de Jornalismo e amante de Marketing Digital, atualmente exerço minha primeira função na área como Link Builder na agência SEO Marketing.

Receba mais saúde por e-mail.