Dieta mediterrânea pode ajudar tratamento contra depressão, diz estudo!

Legumes, azeite, vegetais e outros alimentos são grande aliados na luta contra a depressão, segundo pesquisa recente

18/12/2017

Um estudo divulgado recentemente pela revista “Nutritional Neuroscience” traz uma descoberta muito valiosa tanto para quem pretende mudar hábitos alimentares quanto para quem sofre com a depressão.

E em um mundo cada vez habituado pelos fast-foods, pelas carnes processadas e por todo tipo de comida industrializada, que consumimos muito, esse estudo é mais importante ainda!

De acordo com os pesquisadores, da Universidade da Austrália do Sul, a prática de uma dieta baseada no consumo de peixes, vegetais, legumes, frutas, nozes e azeite pode ser uma enorme aliada no tratamento de pacientes com depressão.

De acordo Natalie Parletta, pesquisadora responsável pela experiência, “as pessoas tendem a ser céticas sobre associações entre a dieta e a saúde mental. Isso faz sentido porque nossos cérebros precisam de nutrientes e outros fatores ligados à dieta para funcionar bem. Talvez mais que qualquer outro órgão do corpo”.

O estudo contou com a avaliação de voluntários entre 18 e 65 anos, com sintomas de depressão. Eles foram divididos em dois grupos: um que seguia a dieta mediterrânea e outro que fazia apenas acompanhamento coletivo. Durante três meses, os participantes receberam cursos de nutrição e oficina de culinária a cada quinze dias, enquanto o segundo grupo se encontrava em reuniões quinzenais.

Resultado

Com o estudo, os especialistas buscaram mostrar a melhora da qualidade de vida dos pacientes com a dieta, e.. pimba!….  após o período de avaliação, ambos os grupos apresentaram melhorias. Entretanto, a evolução foi significativamente melhor no grupo que adotou a dieta mediterrânea.

“É fantástico poder oferecer às pessoas melhoria significativa apenas por mudanças na dieta. Além disso, nós mostramos que com conselhos de especialista em nutrição e oficinas ensinando como preparar refeições simples, deliciosas e baratas, é possível alcançar dietas saudáveis”, finalizou Natalie.

Recomendamos para você:  Colesterol alto?

Com informações Portal Catraca Livre

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários