Mês de Maio, mês da conscientização da doença celíaca

Entenda um pouquinho mais sobre o que é o glúten, doença celíaca e produtos que não possuem o glúten.

29/05/2016

O que é o gluten???

Glúten ou “cola” em latim, é uma proteína vegetal sem valor nutricional e de alto poder inflamatório, atua como material adesivo, unindo a farinha para a panificação, incluindo bolachas, biscoitos, massas de pizza ou qualquer produto que vá a farinha em sua composição.

Ou seja, sua função é dar liga aos alimentos, dando elasticidade à massa, permitindo crescimento e maciez.

Está presente no trigo, centeio, cevada e malte E também pode ser encontrado na aveia,  sendo que esta originalmente não contém glúten, mas pode sofrer contaminação em seu cultivo, pois normalmente esta é intercalada com a plantação do trigo, e ao absorver os nutrientes durante a fase de crescimento, a aveia acaba absorvendo parte do glúten deixado pelo cultivo de trigo. Ou também no processo de embalar o produto, caso seja utilizado maquinários que tenha passado alimentos com glúten, desta forma, ocorre a contaminação cruzada.

Para parte da população, o glúten é inofensivo e não será absorvido pelo organismo, sendo eliminado pelo sistema digestivo.

No entanto, para celíacos e outros portadores de patologias glúten – relacionadas, essa proteína pode causar uma série de problemas, desde reações no trato gastrointestinal, pele e sistema respiratório, a anemia, depressão e até mesmo danos ao cérebro.

Mais de 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm a doença, e a chance de se tê-la é cerca de 1 em 133 pessoas, e se tiver um parente de primeiro grau, um pai ou irmão, ou ainda um filho diagnosticado com a doença celíaca a chance sobe para 1 em 22 pessoas.

E em 2002 foi criado o dia internacional da doença celíaca, sendo este no terceiro domingo de Maio.

Agora, vamos abordar um pouquinho sobre o que é a doença celíaca.

Recomendamos para você:  Você sabe o que é alfarroba??

Doença celíaca

A primeira doença glúten – relacionada identificada pela medicina foi a Doença Celíaca. Trata-se de uma patologia autoimune, ou seja, quando o próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo ao ingerir glúten, interferindo, assim, na absorção dos nutrientes dos alimentos.

Demora-se em média 11 anos para conseguir diagnosticar a doença celíaca, pois a doença celíaca possui muitas manifestações incomuns da doença.

Desta forma, como demora-se muito  tempo para diagnosticá-la, os celíacos  podem apresentar um estado grave de desnutrição quando diagnosticados, pois neste momento a absorção dos nutrientes está deficiente e isso normalmente ocorre com crianças portadoras desta doença.

A doença afeta diversas partes do corpo, como ossos, pele, sangue e cérebro.

A ingestão de alimentos com glúten provoca uma reação imunológica anormal ao intestino delgado, gerando uma inflamação crônica que causa a má absorção de nutrientes como: cálcio, ferro, ácido fólico, vitamina B12, A, D, E, K e Zinco entre outros, resultando em desnutrição e desequilíbrio da saúde.

Alguns sintomas típicos da doença celíaca são diarreia crônica (pode durar até 30 dias), perda de peso, dores e “inchaços” abdominais algumas horas após as refeições, anemia (deficiência de ferro sem explicação), vômito, prisão de ventre, perda de apetite, desnutrição, emagrecimento  ou pouco ganho de peso, humor alterado,  intolerância secundaria à lactose…

Para esclarecer melhor sobre o que é doença Celíaca e como diagnosticá-la, vale a comparação  feita pela Schär (http://www.schar.com/br/vida-sem-gluten/tudo-sobre-a-doenca-celiaca/doenca-celiaca-sensibilidade-alergia-sindrome-do-intestino-irritavel) com a imagem de um iceberg:

iceberg-doenca-celiacaVisualmente, um iceberg mostra apenas uma pequena parte de sua estrutura, acima do nível da água. De forma ilustrativa, isso representa os casos da doença com sintomas típicos e com maior facilidade de diagnóstico. O restante do iceberg – ou seja, aproximadamente 90% de sua estrutura – está abaixo da água, invisível.

Recomendamos para você:  Dieta de 21 dias

Essa parte representa os sintomas incomuns, e por vezes assintomáticos, que podem confundir o diagnóstico e fazer a Doença Celíaca passar despercebida durante anos.

Até o momento não há cura e a saída é substituir os alimentos com glúten por outros alimentos como mandioca, milho, arroz, quinoa, amaranto, linhaça e muitos outros.

Também é necessário ter alguns cuidados com a manipulação dos alimentos que não podem compartilhar os mesmos utensílios, ambientes, embalagens, equipamentos que tenha sido usado com produtos com glúten pois uma pequena partícula contamina totalmente o produto sem glúten tornando nociva ao celíaco.

O glúten não é um nutriente essencial a saúde e sua retirada não causa prejuízos, ao contrario traz grandes benefícios, evita-lo melhora a digestão, aumenta o metabolismo, a absorção de nutrientes e o funcionamento intestinal.

Com diagnostico precoce, acompanhamento especializado e uma dieta completamente livre de glúten por toda a vida, é possível viver plenamente com a Doença Celíaca.

Você também pode encontrar mais informações sobre a doença celíaca neste excelente texto: https://raislife.com/blog/doenca-celiaca-o-mal-gluten/.

Produtos

Atualmente as indústrias já estão desenvolvendo muitas opções e excelentes produtos para uma dieta sem glúten, não precisamos mais comer mal, sem sabor, ficar com vontade de pães fofinhos, temos muitas opções para substituir os produtos com glúten, agora vamos te dar algumas dicas  de produtos deliciosos, e de ótima qualidade que temos em nossa loja de produtos naturais, em breve estaremos abordando novamente cada um destes produtos com os benefícios de seus ingredientes, pois cada empresa busca um diferencial para tornar o seu produto ainda mais gostoso, saudável, nutritivo, práticos.

produtos em geral sem gluten

Os produtos sem glúten estão presentes em diversas categorias de alimentos, já podemos encontrar farofa crocante, que possui uma embalagem que facilita na hora de utiliza-la e mantêm por mais tempo crocante, mesmo depois de aberta, macarrão sem glúten, desde os mais tradicionais até de mandioca ou palmito, misturas para bolos, pizza, pães, pão de queijo, práticas para facilitar a correria do seu dia a dia, com a garantia que você terá um resultado delicioso.

Recomendamos para você:  Vírus “amigo” pode ajudar no desenvolvimento cerebral

E na própria embalagem vem descrito o modo de preparo com dicas e sugestões de como deixa-la ainda mais gostosa, e também com dicas de como se pode fazer com a mesma mistura diferentes produtos finais, como é o caso da mistura para pão da Schär, que você pode fazer bolos, nhoque, pizza, inclusive a receita da pizza você também pode encontrar aqui no blog.

Já podemos fazer exercício e tomar um pós treino ou pré treino para recuperação das fibras musculares, e ganho de proteína, sem glúten.  E as torradas?? Como substituí-las?? Aí é fácil, temos opções de biscoitos de tapioca com quinoa, de arroz, todas saudáveis e sem glúten. E quando bate aquela vontade de uma bolachinha??

Temos várias opções, desde as mais comuns, como a Maria, até biscoitos tipo artesanal como as do Seu Divino, e também cookies de diversos sabores, todos sem glúten, podendo ser sem lactose, sem açúcar, enfim, uma grande variedade de produtos deliciosos para você ficar ainda mais saudável e feliz!

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Voando para uma vida saudável. Uma loja diferenciada de produtos naturais que oferece produtos sem glúten, sem lactose, sem açúcar, diet, light, a granel, produtos orgânicos, chás, sucos naturais, produtos veganos, congelados; com o objetivo de aprimorar sempre cada detalhe da loja, pois acredita que são os pequenos detalhes que fazem a diferença.
Estamos na Av. Ayrton Senna da Silva, 677 loja 05, de segunda à sexta das 9h as 19h e de sábado das 9h as 17h. Telefone: (43) 3338-7000

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários