Nutricionista indica como reduzir o consumo de agrotóxicos

Excesso de pesticidas pode representar diversos riscos à saúde

Por conta do valor mais elevado, os alimentos orgânicos, livres de pesticidas, não são opção viável para todo mundo. Por outro lado, o consumo de frutas, verduras e legumes com excesso de pesticidas pode representar diversos riscos à saúde, muitos ainda de dimensões desconhecidas. Conforme o Blog Rais trouxe na última semana, um estudo revelou que a lavagem com água corrente é um dos métodos menos eficientes na diminuição dos pesticidas.

Entretanto, algumas atitudes simples podem ajudar a reduzir o excesso dessas substâncias químicas nos alimentos.

A nutricionista Livia Hasegawa nos deu algumas dicas. Confira:

Lave em água corrente com esponja e detergente neutro

Lavar os alimentos em água corrente não elimina as substâncias químicas, lembra? Mas ajuda a diminuir o excesso de resíduo que está na superfície. De acordo com a Anvisa, alguns produtos têm a capacidade de penetrar as substâncias no interior de folhas e polpas.

Opte pelos alimentos de produtores locais

Os alimentos que vêm de outras regiões e percorrem longas distâncias normalmente são pulverizados pós-colheita e por isso possuem mais resíduos de agrotóxicos. Então, prefira os alimentos de produtores locais!

FOTO: JONATHAN CAMPOS

Escolha alimentos da estação

Estes recebem uma carga menor de agrotóxico e, além disso, quando colhidos na época certa são mais baratos.

Retire a casca dos alimentos

A casca é a parte que mais recebe e concentra os agrotóxicos, então, evite o consumo da casca, a não ser que seja necessário.  Já os maços de verduras, retire as folhas mais externas, nelas se concentram maiores quantidade de agrotóxico.

E aí, gostou?

Não se esqueça, o Bicarbonato de sódio retira até 96% dos agrotóxicos de frutas e legumes, de acordo com aquele estudo!

Recomendamos para você:  Solteiros têm 42% mais chance de desenvolver demência do que casados, diz estudo!

Com informações Catraca Livre


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.