Nutricionista indica como reduzir o consumo de agrotóxicos

Excesso de pesticidas pode representar diversos riscos à saúde

Por conta do valor mais elevado, os alimentos orgânicos, livres de pesticidas, não são opção viável para todo mundo. Por outro lado, o consumo de frutas, verduras e legumes com excesso de pesticidas pode representar diversos riscos à saúde, muitos ainda de dimensões desconhecidas. Conforme o Blog Rais trouxe na última semana, um estudo revelou que a lavagem com água corrente é um dos métodos menos eficientes na diminuição dos pesticidas.

Entretanto, algumas atitudes simples podem ajudar a reduzir o excesso dessas substâncias químicas nos alimentos.

A nutricionista Livia Hasegawa nos deu algumas dicas. Confira:

Lave em água corrente com esponja e detergente neutro

Lavar os alimentos em água corrente não elimina as substâncias químicas, lembra? Mas ajuda a diminuir o excesso de resíduo que está na superfície. De acordo com a Anvisa, alguns produtos têm a capacidade de penetrar as substâncias no interior de folhas e polpas.

Opte pelos alimentos de produtores locais

Os alimentos que vêm de outras regiões e percorrem longas distâncias normalmente são pulverizados pós-colheita e por isso possuem mais resíduos de agrotóxicos. Então, prefira os alimentos de produtores locais!

FOTO: JONATHAN CAMPOS

Escolha alimentos da estação

Estes recebem uma carga menor de agrotóxico e, além disso, quando colhidos na época certa são mais baratos.

Retire a casca dos alimentos

A casca é a parte que mais recebe e concentra os agrotóxicos, então, evite o consumo da casca, a não ser que seja necessário.  Já os maços de verduras, retire as folhas mais externas, nelas se concentram maiores quantidade de agrotóxico.

E aí, gostou?

Não se esqueça, o Bicarbonato de sódio retira até 96% dos agrotóxicos de frutas e legumes, de acordo com aquele estudo!

Recomendamos para você:  Ter amigos verdadeiros pode fazer bem para a saúde, afirma pesquisa!

Com informações Catraca Livre

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Rais - Viva Saudável

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários