Por conta do valor mais elevado, os alimentos orgânicos, livres de pesticidas, não são opção viável para todo mundo. Por outro lado, o consumo de frutas, verduras e legumes com excesso de pesticidas pode representar diversos riscos à saúde, muitos ainda de dimensões desconhecidas. Conforme o Blog Rais trouxe na última semana, um estudo revelou que a lavagem com água corrente é um dos métodos menos eficientes na diminuição dos pesticidas.
Entretanto, algumas atitudes simples podem ajudar a reduzir o excesso dessas substâncias químicas nos alimentos.
A nutricionista Livia Hasegawa nos deu algumas dicas. Confira:
Lave em água corrente com esponja e detergente neutro
Lavar os alimentos em água corrente não elimina as substâncias químicas, lembra? Mas ajuda a diminuir o excesso de resíduo que está na superfície. De acordo com a Anvisa, alguns produtos têm a capacidade de penetrar as substâncias no interior de folhas e polpas.
Opte pelos alimentos de produtores locais
Os alimentos que vêm de outras regiões e percorrem longas distâncias normalmente são pulverizados pós-colheita e por isso possuem mais resíduos de agrotóxicos. Então, prefira os alimentos de produtores locais!
Escolha alimentos da estação
Estes recebem uma carga menor de agrotóxico e, além disso, quando colhidos na época certa são mais baratos.
Retire a casca dos alimentos
A casca é a parte que mais recebe e concentra os agrotóxicos, então, evite o consumo da casca, a não ser que seja necessário. Já os maços de verduras, retire as folhas mais externas, nelas se concentram maiores quantidade de agrotóxico.
E aí, gostou?
Não se esqueça, o Bicarbonato de sódio retira até 96% dos agrotóxicos de frutas e legumes, de acordo com aquele estudo!
Com informações Catraca Livre