Fechar Anúncio X

Por que todo hospital precisa de um centro de Simulação Realística?

O Centro de Simulação Realística é um espaço especialmente dedicado ao treinamento de profissionais e equipes de saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e até os de áreas administrativas.

26/07/2019

O Centro de Simulação Realística é um espaço especialmente dedicado ao treinamento de profissionais e equipes de saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e até os de áreas administrativas. São feitos treinamentos técnicos e também comportamentais a fim de melhorar o atendimento e a segurança do paciente bem como processos em geral, com equipamentos de alta tecnologia, robôs e atores.

Escrito por: José Roberto Generoso Jr. Prof,MD,CHSOS,CHSE |  Medical Headhunter at Medcel e publicado no linkedin

A ideia é que profissionais de todos os setores da saúde simulem ocorrências do dia a dia com o máximo possível de veracidade e, em seguida, discutam o caso com um facilitador, antevendo, assim, todas as possibilidades para uma emergência e mantendo-se no melhor de sua prática, agindo com rapidez e precisão. Além de situações práticas envolvendo emergências, um médico e a equipe multidisciplinar pode, por exemplo, passar por uma simulação sobre como abordar o paciente e seus familiares para comunicar notícias desagradáveis.

Novidades nesse mercado são cada vez mais frequentes e as vantagens são inúmeras. Entender as necessidades estruturais de cada espaço de saúde e também a capacidade de investimento são fundamentais na hora de apostar as fichas em um Centro de Simulação Realística próprio e escolher os equipamentos e tecnologias que atendam às necessidades da instituição.

Confira a seguir alguns bons motivos para que um hospital tenha um Centro de Simulação Realística integrando sua estrutura:

Três vantagens para se ter um Centro de Simulação Realística hospitalar

1 . Treinamento profissional

Quando um hospital ou uma clínica investe em um Centro de Simulação Realística, os profissionais que são treinados trabalham com mais segurança e transmitem essa segurança para os pacientes. A capacitação pode ajudar tanto aos profissionais iniciantes como aqueles que já têm certa experiência, mas precisam de atualização em uma determinada área ou procedimento que seja inovador. Além disso, a simulação colabora com a redução significativa de possíveis erros médicos decorrentes de falhas no dia a dia do trabalho.

Recomendamos para você:  8 especialidades para aproveitar em um Day SPA

2 . Teste de infraestrutura

Outra vantagem da instalação de um Centro de Simulação Realística é oferecer suporte para que a capacidade estrutural do hospital seja testada quando necessário, com simulações in situ. O Centro ajuda a saber, por exemplo, quais casos e também o grau de complexidade que determinado espaço consegue atender, incluindo a necessidade de pessoal, para que haja sucesso da gestão em si, além de antecipar riscos latentes à segurança do paciente.

3 . Melhoria dos processos

Se apenas o médico fizer um bom trabalho, nada adianta. Em um hospital, tudo precisa ser bem feito desde a recepção. Para que um atendimento seja realizado com excelência, independente da gravidade do caso, é fundamental que cada integrante entenda e execute sua função na hora certa e da melhor forma. Funciona mais ou menos como uma apresentação de ballet, todos da equipe precisam estar alinhados e dançando conforme a música. Além de melhorar os processos da instituição, essa sintonia colabora para o bem do sistema de saúde como um todo.

Escrito por: José Roberto Generoso Jr. Prof,MD,CHSOS,CHSE |  Medical Headhunter at Medcel e publicado no linkedin

Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: