Quais os melhores alimentos para o consumo no verão.

Cautela sempre é uma palavra de ordem quando o assunto é alimentação com altas temperaturas.

Escolher os melhores alimentos para o consumo no verão pode parecer óbvio, mas é muito importante. O verão é uma estação onde devemos ter cautela em vários aspectos, e todo esses cuidados se devem ao aumento na temperatura. Por mais que ainda não estejamos no verão, o calor já está insuportável, e a partir do dia 21 de dezembro(início do verão), a tendência é que a temperatura continue ou se eleve ainda mais.

A cada ano que se passa a temperatura do planeta sobe incessantemente, e isso é motivo de preocupação para todos nós. No que se refere ao bem-estar, a calor excessivo pode causar uma série de danos à nossa saúde, por este motivo é que dissemos que devemos ter cautela nesta estação do ano.

A alimentação é uma das principais preocupações neste tempo de calor, não podemos em hipótese alguma consumir alguns alimentos, visto que os mesmos não são apropriados para a ocasião. Devemos evitar alimentos pesados e gordurosos, pois estes têm o poder de propiciar complicações intestinais ou até mesmo estomacais.

Os melhores alimentos para o consumo no verão.

Frutas e verduras:

Devemos consumir bastante frutas e verduras, isso porque elas são essenciais para a nossa saúde, e além do mais são processadas mais rapidamente, o que auxilia no processo digestivo evitando assim complicações como a prisão de ventre.

Além disso as frutas e verduras contém grande quantidade de fibras, e esse nutriente é essencial para quem busca emagrecer, visto que o mesmo propicia uma saciedade estomacal interessante, e isso faz com que as pessoas comam menos.

O fator nutricional é outra grande vantagem das frutas e verduras, devemos fortalecer o nosso sistema imunológico neste verão, e nada melhor do que ingerirmos alimentos com bastante nutrientes essenciais para a nossa saúde. As frutas e verduras possuem uma série desses nutrientes benéfico, por este motivo é que devemos priorizar tais alimentos todos os dias.

Recomendamos para você:  15 dicas para você pegar no sono e relaxar

Grãos:

Os grãos são outras opções interessantes para o consumo neste verão, isso porque eles possuem fibras, nutriente esse essencial para a digestão e saciedade estomacal. Por possuir fibras, os grãos em geral são processados rapidamente intestino, o que é ótimo.

Entre os principais grãos para o consumo no verão, podemos citar a linhaça, o grão de bico, amendoim, aveia etc. Esses grãos além de serem benéficos, alguns deles podem ser inseridos em outras receitas típicas do verão, ou seja,  essa versatilidade destes alimentos é outra grandiosa vantagem dos grãos.

Água, sucos e vitaminas:

No verão o nosso corpo perde bastante água, seja através da transpiração, da evacuação ou de outras formas. O fato é, devemos a todo custo repor a água gasta, e para que isso ocorra, devemos consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

Dependendo da quantidade de água gosta pelo seu corpo, pode ser necessário consumir mais de 2 litros de água por dia, ainda mais se você for adepto de atividades físicas, onde há gastos consideráveis de líquido. Os sucos são outras ótimas opções para o consumo diário.

Porém é interessante consumirmos apenas os sucos naturais, visto que os de saquinho são empobrecidos em nutrientes. Procure inserir  frutas ou até mesmo hortaliças na bebida, dessa forma você se hidratará, e o melhor de tudo, consumindo alimentos com um alto teor de nutrientes produtivos.

As vitaminas são outras opções plausíveis, pode ser inserido frutas e verduras, além de outros ingredientes como hortaliças ou até leite desnatado. Enfim, fica a critério seu a inserção de alimentos, uma boa pedida são os grãos, como citado anteriormente; entre as melhores opções para serem inseridos na vitaminas, podemos citar a aveia e o amendoim.

Recomendamos para você:  Você sabia? Alguns hábitos são tão prejudiciais à saúde quanto fumar!

Carne magra:

Hoje em dia é quase impossível falarmos de refeições sem citar as carnes em geral. E não é para menos, além das carnes serem saborosas, elas possuem nutrientes essenciais como a proteína por exemplo, que auxilia quem busca perder peso ou até mesmo ganhar músculos.

No verão o ideal é consumirmos carnes magras, como a carne de peixe por exemplo. A carne de peixe é uma das mais saudáveis, isso porque além de ser leve, ela possui ômega 3 e 6, além de Fosforo e Zinco, nutrientes esses essenciais para a nossa saúde. Outra boa pedida é a carne de frango, essa carne é ideal pelo fato de ser bem leve, e além de tudo nutritiva. As piores opções de carnes para o consumo no verão são as gordurosas, como a carne de porco e a de boi.

Além de nos preocuparmos com quais carnes devemos consumir, o modo de preparo das mesmas é outro fator que devemos observar cautelosamente. Digo isso pelo fato de que não é nada interessante fritarmos as carnes, o ideal é cozinha-las ou até mesmo grelhá-las.

Iogurte natural e pão natural:

O iogurte natural é uma ótima opção para o consumo no verão, este alimento pode ser consumido após as refeições âncoras, como almoço e jantar. Além de ser uma boa opção para a sobremesa, os iogurtes podem ainda ser consumidos em lanches corriqueiros, substituindo assim alimentos calóricos como os pães por exemplo.

Ainda falando em pão, caso você não consiga abandoná-lo de forma alguma, saiba que as melhores opções para o consumo são os pães integrais. Diferentemente do conhecido pão francês, o pão integral é menos calórico, e além do mais é até mais saudável.

Recomendamos para você:  Plano de Saúde - reembolso de despesas médicas fora da rede conveniada

E agora que eu sei os melhores alimentos para o consumo no verão?

Vimos anteriormente quais são os melhores alimentos para o consumo no verão, a sua missão agora é montar uma dieta com base nesses mesmos alimentos citados. Caso você esteja pretendendo emagrecer neste verão, procure ficar atento às calorias dos alimentos inseridos no teu cardápio.

Por mais que os alimentos citados anteriormente sejam ideias para o consumo no verão, ainda sim recomendo que você coma moderadamente. É preferencial consumirmos mais água do que alimentos no período de verão, isso porque o nosso corpo necessidade arduamente de água para suprir as necessidades fisiológicas.

Uma dica importante que damos é acerca da higienização da mão no momento de manipulação dos alimentos. No verão é comum haver casos de diarreia e outras complicações semelhantes, isso se deve na maioria das vezes às intoxicações alimentares, que podem ser providas da mau higienização das mãos ou até mesmo da contaminação dos alimentos consumidos.

Fonte: I love Saúde

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Página destinada a textos sobre uma melhor saúde.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários