Ter amigos verdadeiros pode fazer bem para a saúde, afirma pesquisa!

Estudo mostra que pessoas com fortes vínculos afetivos têm mais autoestima e menos sintomas de depressão

20/12/2017

Você sabia que os vínculos que firmamos na infância e na adolescência contribuem para a formação da nossa personalidade e memória afetiva?

Mas não é só isso. De acordo com um realizado pela Universidade de Virgínia e divulgado pelo periódico científico Science Dayli,  os benefícios desse tipo de relação vão além do que imaginamos….. Segundo a pesquisa, ter amizades sólidas pode fazer bem para a saúde mental!

O estudo foi realizado com base na análise de cerca de 169 pessoas, durante um período de 10 anos, acompanhando a faixa dos 15 aos 25 anos. Entre os jovens 58% dos participantes eram caucasianos, 29% afro-americanos e 8% de etnia mista.

Os participantes foram avaliados anualmente, respondendo à perguntas e entrevistas sobre suas amizades mais próximas. Aspectos relacionados à ansiedade, aceitação social, autoestima e também sintomas de depressão também foram avaliados nestas sessões. Além disso, os amigos mais próximos dos participantes também foram entrevistados.

As amizades que foram relatadas foram definidas em diferentes níveis, estas a partir dos relatórios dos melhores amigos dos participantes. Também foi medido o grau de popularidade desses indivíduos a partir da quantidade de amigos que cada um.

Resultado

Ao cruzar os dados, os pesquisadores descobriram que os adolescentes que priorizavam mais a qualidade do que a quantidade de amigos que tinham, apresentavam menos ansiedade social, mais autoestima e menos sintomas de depressão quando chegaram aos 25 anos. Por outro lado, adolescentes que eram mais populares tinham níveis maiores de ansiedade quando adultos.

A conclusão da pesquisa afirma que vínculos mais fortes durante a adolescência podem promover uma saúde mental de mais qualidade a longo prazo. De acordo com os pesquisadores, isso se deve ao fato de que amizades sólidas ajudam a reforçar sentimentos positivos sobre si durante o desenvolvimento da personalidade.

Recomendamos para você:  Feliz Ano Novo: 6 dicas para fortalecer sua saúde mental em 2018!

Além disso, as amizades íntimas proporcionam aos adolescentes a certeza de que eles terão apoio no futuro quando precisarem.

Com informações: Minhavida.com

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários