Uso do DIU reduz em um terço os riscos de câncer cervical, diz estudo!

Cientistas buscam explicações para efeito inesperado do método contraceptivo

Mulheres, podem comemorar!

O  nosso querido Dispositivo Intrauterino, mais conhecido como DIU, é um importante método anticoncepcional, e, de acordo com um recente estudo, também oferece proteção ao terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres: o câncer cervical.

De acordo com uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia, o uso do DIU está relacionado à redução de um terço dos riscos de desenvolvimento deste tumor. Os resultados do estudo foram publicados na revista “Obstetrics & Gynecology”.

A professora associada da Escola de Medicina Keck, da USC, e líder da pesquisa, Victoria Cortessis, afirmou: “o padrão que encontramos foi impressionante. Não foi sutil. A possibilidade de uma mulher experimentar alguma ajudar para o controle do câncer ao mesmo tempo em que está tomando decisões contraceptivas é potencialmente muito impactante.”

O Estudo

A pesquisa contou com a análise de dados de 12 estudos envolvendo mais de 12 mil mulheres, em todo o mundo. E os resultados forma surpreendentes: apontaram que o DIU está relacionado a uma incidência um terço menor de câncer cervical. Os motivos do efeito protetivo do método ainda são desconhecidos, mas já são investigados.

Cientistas especulam que a colocação do DIU promove uma resposta imunológica no cérvix uterino, dando uma oportunidade ao organismo de combater possíveis infecções pelo vírus HPV, que é o responsável por mais de 90% dos casos da doença.

Outra hipótese é que células infectadas pelo HPV ou alterações pré-cancerígenas sejam retiradas junto ao DIU, quando ele é removido. Segundo a pesquisadora, Cortessis, o estudo vai nesta direção: uma explicação para isso.

“Se pudermos demonstrar que o corpo cria uma resposta imune à colocação do DIU, por exemplo, então poderíamos investigar se o DIU pode limpar uma infecção persistente por HPV em estudo clínico” explicou a coautora do estudo, Laila Muderspach. Os resultados são excitantes. Existe um tremendo potencial, finaliza ela.

Recomendamos para você:  Vamos começar a semana de forma saudável? Confira 9 alimentos que podem ser assados em vez de fritos!

Com informações Jornal O Globo


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.