Você fica muito tempo sentado? Sabia que isso pode afetar a sua memória?

Estudo feito pela Universidade da Califórnia mostrou como o tempo sentado modifica o cérebro!

Passar o dia sentado no local de trabalho, ou então em casa, mesmo, é algo que a cada dia se torna mais comum. E esse comportamento aumenta o risco de doenças do coração, diabetes e até de morte prematura, como já foi provado em vários estudos relacionados.

Com interesse em investigar quais os impactos que assa atitude pode causar ao cérebro, cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) descobriram com uma pesquisa que o comportamento pode levar à uma alteração em uma área importante para a nossa memória.

O estudo preliminar foi realizado com a participação de 35 pessoas entre 45 e 75 anos (25 mulheres e 10 homens), que foram questionados sobre suas atividades físicas e o número de horas que ficavam sentados na semana anterior. Após o questionário, passaram por uma ressonância magnética de alta resolução, onde foi observado, principalmente, o lobo temporal medial, área importante para formação de novas memórias.

É importante salientar que o estudo foi feito com poucas pessoas, durante pouco tempo. Os especialistas da  Universidade da Califórnia (UCLA) agora pretendem acompanhar um grupo maior e por mais tempo, para confirmar essa relação entre o hábito e o afinamento do lobo temporal medial, além de investigar se fatores como gênero, raça e peso afetam a saúde cerebral de quem passa muito tempo sentado.

E como evitar ficar tanto tempo sentado?

É melhor prevenir do que remediar, certo? Mesmo quando o estudo ainda não está concluído!

Recomendamos para você:  Despersonalização: distúrbio que impede pessoas de sentir amor

Por isso, confira algumas dicas de como passar menos tempo sentado no seu dia a dia:

  • Use as escadas em vez do elevador (sim, isso faz bem!)
  • Saia para almoçar ou fazer compras a pé
  • Estacione o carro longe do local de trabalho
  • Vá até as pessoas para falar com elas.

Com informações MinhaVida.com

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários