Você sabia? Partir o comprimido pode mudar efeitos do medicamento!

Se partidos, os remédios podem perder o revestimento protetor, comprometendo a ação terapêutica.

Os comprimidos não podem ser partidos e devem ser tomados com água e em pé, para que o medicamento não fique preso e seja diluído no esôfago. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta sobre os riscos dessa prática, que pode levar até a uma intoxicação.

A explicação é que quando os comprimidos são partidos, eles podem perder o revestimento protetor, e isso compromete a ação terapêutica. Isso, principalmente se os princípios ativos forem sensíveis ao ácido do estômago. E com exceção das cápsulas que possuem indicação, elas não devem ser abertas.

A indicação é que somente aqueles comprimidos com vincos, que parecem dividir, que podem ser cortados. Quando a dose ingerida é muito baixa, perde-se o efeito do medicamento. Já quando é alta, pode ainda ser mais grave principalmente para as crianças, pois pode causar intoxicação.

Além disso, também deve-se ater a administração: alguns medicamentos não são absorvidos adequadamente quando estes são administrados próximo ou durante as refeições. Isso acontece porque os alimentos diminuem a absorção dos fármacos, e alguns medicamentos podem reduzir a absorção dos nutrientes.
Já sobre o armazenamento, ele deve ser em ambiente seco, longe do calor, umidade, sem exposição solar, e guardados na própria embalagem.
Com informação Portal Bonde

Recomendamos para você:  Omeprazol dobra risco de câncer no estômago, diz estudo!

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários