Você sabia? Partir o comprimido pode mudar efeitos do medicamento!

Se partidos, os remédios podem perder o revestimento protetor, comprometendo a ação terapêutica.

Os comprimidos não podem ser partidos e devem ser tomados com água e em pé, para que o medicamento não fique preso e seja diluído no esôfago. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta sobre os riscos dessa prática, que pode levar até a uma intoxicação.

A explicação é que quando os comprimidos são partidos, eles podem perder o revestimento protetor, e isso compromete a ação terapêutica. Isso, principalmente se os princípios ativos forem sensíveis ao ácido do estômago. E com exceção das cápsulas que possuem indicação, elas não devem ser abertas.

A indicação é que somente aqueles comprimidos com vincos, que parecem dividir, que podem ser cortados. Quando a dose ingerida é muito baixa, perde-se o efeito do medicamento. Já quando é alta, pode ainda ser mais grave principalmente para as crianças, pois pode causar intoxicação.

Além disso, também deve-se ater a administração: alguns medicamentos não são absorvidos adequadamente quando estes são administrados próximo ou durante as refeições. Isso acontece porque os alimentos diminuem a absorção dos fármacos, e alguns medicamentos podem reduzir a absorção dos nutrientes.
Já sobre o armazenamento, ele deve ser em ambiente seco, longe do calor, umidade, sem exposição solar, e guardados na própria embalagem.
Com informação Portal Bonde


Also published on Medium.

Recomendamos para você:  Atenção: praticar atividade física pode retardar os sintomas do Alzheimer!

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.