29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo

Parar de fumar traz benefícios já nas primeiras horas de abstinência

Comemorado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986, pela Lei Federal nº 7.488.

A data inaugurou a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva, a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.

Foi na década de 1980 que o Brasil registrou o maior percentual de fumantes. O primeiro inquérito nacional (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição, PNSN – 1989) mostrou que 32,4% dos brasileiros acima de 15 anos consumiam cigarros ou outros produtos derivados do tabaco.

Neste ano (2017), o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29) será marcado pela exposição INCA: 80 anos de história na saúde pública no Brasil e o lançamento do livro Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo: catálogo de campanhas 1997-2017. O evento o ocorrerá em Brasília e foi criado em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o MS.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar a importância das ações nacionais de sensibilização e mobilização da população em geral, para os riscos de doenças e também os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), que é o órgão brasileiro auxiliar do Ministério da Saúde, os benefícios de parar de fumar são:

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Recomendamos para você:  Você sabe o que é Herpes Zoster?

Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.

Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade

Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Por isso, Quanto mais cedo você parar de fumar, menor o risco de adoecer!

Fonte: INCA


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.