29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo

Parar de fumar traz benefícios já nas primeiras horas de abstinência

Comemorado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986, pela Lei Federal nº 7.488.

A data inaugurou a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva, a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.

Foi na década de 1980 que o Brasil registrou o maior percentual de fumantes. O primeiro inquérito nacional (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição, PNSN – 1989) mostrou que 32,4% dos brasileiros acima de 15 anos consumiam cigarros ou outros produtos derivados do tabaco.

Neste ano (2017), o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29) será marcado pela exposição INCA: 80 anos de história na saúde pública no Brasil e o lançamento do livro Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo: catálogo de campanhas 1997-2017. O evento o ocorrerá em Brasília e foi criado em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o MS.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar a importância das ações nacionais de sensibilização e mobilização da população em geral, para os riscos de doenças e também os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), que é o órgão brasileiro auxiliar do Ministério da Saúde, os benefícios de parar de fumar são:

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Recomendamos para você:  Hábitos alimentares podem prevenir doenças cardiovasculares

Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.

Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade

Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Por isso, Quanto mais cedo você parar de fumar, menor o risco de adoecer!

Fonte: INCA

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários