Bebês precisam tirar uma soneca para aprender melhor

Que nós adultos gravamos as memórias durante o sono, isso já é fato dentro da comunidade cientifica. Mas como os bebês usam a soneca para aprender ainda é algo sobre estudo. O fato é que ela pode ajudar!

13/01/2015

rais-data-soneca-bebes

Que nós adultos gravamos as memórias durante o sono, isso já é fato dentro da comunidade cientifica. Mas como os bebês usam a soneca para aprender ainda é algo sobre estudo.

Pesquisadores fizeram testes com bebês de 6 e 12 meses para entender melhor este comportamento.

Veja Também:

Como foi o estudo sobre a soneca dos bebês

Os pesquisadores testaram bebês de 6 e 12 meses de idade usando um boneco com uma luva removível contendo um sino. A experimentadora deixou um bebê posicionado, então removeu a luva do boneco e sacudiu três vezes para demonstrar o seu som e movimento do sino, e substituiu a luva na mão do boneco. Ela repetiu o procedimento várias vezes com o bebê observando.

Depois os bebês tiravam uma soneca. Alguns bebês dormiram 106 minutos enquanto outros 30 minutos ou menos.

No dia seguinte, após uma noite de sono normal, os bebês retornaram ao laboratório e foram apresentados novamente ao boneco e o sino. Os bebês que dormiram mais foram significativamente melhores em reproduzir o procedimento com o boneco do que os que dormiram 30 min. ou menos.

Quais as conclusões finais sobre o estudo da soneca

Com estes resultados os pesquisadores puderam concluir que os bebês sofrem uma grande influência da soneca para consolidar as memórias de longo prazo. Este resultado ainda precisa ser melhor estudado para entender outras implicações e até mesmo se este comportamento se estende para a vida adulta.

Porém já podemos considerar que os bebês precisam e muito das sonecas durante o dia para seu desenvolvimento e talvez isso também seja um importante fator para nós adultos também conseguirmos melhores desempenhos no processo de memorização e aprendizado.

Recomendamos para você:  Droga tradicional da Amazônia pode tratar alcoolismo e depressão, diz estudo!

Na dúvida, vale a pena tentar uma soneca!

Veja Também:
Consultas:

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

CEO da Rais Saúde e da Connect HealthCare.
Técnico em Alimentos pelo CEFET-PR (99), Engenheiro Eletricista pela UDESC-SC (2009), MBA em Gestão empresarial pela FGV (2013), Trainee e 5 anos de experiência com Gestão de Projetos e Pessoas pela indústria de linha branca (2009-2014). Curioso em programação, blogs e sistemas e tudo que envolva Startups (minha fase atual profissional).

Atleta desde pequeno, apaixonado por basquete (já fui atleta semi-profissional na juventude), por academia e corrida (mas adoro esportes em geral) e música (toco meu violãozinho meia boca).

Também gosto de ciência (de onde viemos e para onde vamos) e neurociência, meditação e sempre curioso sobre como deixar nossa máquina “corpo humano” mais afinada e obter a melhor performance para o nosso dia-a-dia.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários