Cuidar da saúde: 3 motivos para pensar porque você deve querer fazer isso.

Estamos imersos em uma bolha gigantesca de cuidados com a saúde, para todo lado que você olha são dicas e mais dicas para ficar mais saudável e viver melhor você ao menos já se perguntou: porque eu devo querer cuidar da minha saúde?

Sem uma razão, não há mudança, ou mesmo manutenção do estado atual. Se você pensa que precisa mudar seu estilo de vida, estes 3 motivos podem ajudar, assim como se você quiser manter este estilo por mais tempo.

Estamos imersos em uma bolha gigantesca de cuidados com a saúde, para todo lado que você olha são dicas e mais dicas para ficar mais saudável e viver melhor. Porém, você ao menos já se perguntou: porque eu devo querer cuidar da minha saúde?

Aqui no Blog  Rais  mesmo já colocamos várias dicas de saúde e bem estar como:

Porém, sem a resposta para esta simples pergunta talvez não adiante muito você procurar uma dieta mais saudável, procurar fazer academia ou ir ao médico regularmente e sabe porquê?

Simplesmente porque se você não entender esta resposta você não vai encontrar motivação para continuar.

Cuidar da saúde vai demandar muita força de vontade e uma estratégia para que você se mantenha sempre motivado e aproveite a caminhada.

Veja mais: 5 dicas para criar um novo hábito

Com a estratégia certa você pode criar bons hábitos e conseguir qualquer que seja o seu objetivo, mas antes de tudo você precisa definir o seu porquê.

Por isso resolvi parar um pouquinho a correria do dia-a-dia e trazer para você esta reflexão. Tenho certeza que depois deste texto você terá uma resposta. Vamos lá?

  1. Devo cuidar da minha saúde para “viver melhor”

Antes de começar precisamos concordar em “o que é viver melhor?”. Eu vou falar de muita coisa aqui, menos de dinheiro, religião, política ou futebol, se não já viu. Vamos conversar aqui do que é um entendimento comum, mesmo várias pessoas tendo várias opiniões.

Bom, começando, esta pequena combinação de duas simples palavras “viver melhor” pode trazer vários significados diferentes. Um para cada pessoa ou vários para uma mesma pessoa.

Vou tentar colocar alguns aqui, vai ser legal se você já for identificando o que concorda ou não concorda para discutirmos depois.

. Viver melhor pode ser simplesmente viver mais feliz, mais alegre e com bom humor, ter uma vida leve;

Cuidar da saúde: 3 motivos para pensar porque você deve querer fazer isso.

. Pode significar também ficar mais perto da família, dos filhos, do marido e da esposa, passar mais tempo com quem você ama, seus amigos e pessoas queridas;

. Pode ser simplesmente ter saúde (se você tem uma doença grave e quer vencê-la ou se simplesmente não quer ficar doente) e disposição para lutar todos os dias, trabalhar e viver;

. Ou ainda viver melhor pode ser fazer o que ama todos os dias e não ter mais que trabalhar (dizem que quem trabalha no que ama, nunca mais precisará trabalhar);

. Viver melhor pode ter um apelo estético, porque não, sentir-se mais bonita ou bonito, desejada (o), com auto estima e segurança;

. Para os workaholics pode ser render mais, trabalhar o máximo possível, bem disposto e com energia para chegar ao topo; Para os atletas também algo parecido, vencer todos os campeonatos e ser o melhor, sempre;

. Para os tímidos pode ser vencer a timidez, conseguir conversar com um estranho, falar com aquele garoto ou garota na escola ou no trabalho, ser mais sociável;

. Viver melhor pode ser envelhecer bem, independente, fazendo suas coisas sem depender dos outros, fazendo o que gosta de fazer sem dar trabalho para ninguém, lembrar do que você já fez na vida e se orgulhar por tudo que passou;

Recomendamos para você:  Você passa muito tempo sentado? Então cuidado!

. Ou ainda pode ser algo mais simples, passar apenas momentos agradáveis durante a vida e experimentar coisas novas, novas sensações, descobrir, aprender, sentir o vento no rosto, o sol esquentando a pele, aquele friozinho na beira do mar. Enfim, viver melhor pode estar nas pequenas coisas do dia;

. Até mesmo viver melhor pode ser continuar a ter a vida que você já está tendo todos os dias, com várias das coisas que falamos aqui. Estou incluindo o continuar porque a tendência é que se não cuidarmos da saúde as coisas parem de ser como elas são, mas enfim, vamos discutir isso mais tarde.

Tem outra visão do que é viver melhor? Comente ai com sua maneira de viver melhor e vamos aprender juntos. Vamos continuar a pensar: Além de viver melhor porque mais eu iria querer cuidar da minha saúde?

  1. Devo cuidar da minha saúde para “viver mais”

“Viver mais” eu acredito que seja algo não tão abrangente quanto “viver melhor”. Eu acho muito difícil encontrar alguém que não queira viver melhor (mas não impossível), mas alguém que não queira “viver mais” talvez seja mais fácil de se achar.

Mas considerando os que querem viver mais, qual seria a razão para isso? Vou colocar algumas aqui:

. Você quer viver mais para poder passar mais tempo com a família, os amigos e as pessoas queridas;

Cuidar da saúde: 3 motivos para pensar porque você deve querer fazer isso.

. Quer ver seus filhos crescerem, brincar com seus netos e talvez até bisnetos e poder contar histórias da sua vida para eles, das suas realizações e de certa forma influenciar várias gerações, ou apenas se divertir contando as histórias;

. Você pode querer viver mais para transformar o quanto puder o mundo, influenciar o máximo de pessoas possível e fazer com que gerações lembrem do seu nome por seus grandes feitos;

. Ou ainda viver mais para terminar seus projetos de vida como aquela casa na praia, com piscina, viajar o mundo, ver os shows das bandas que gosta, a próxima copa do mundo, enfim, ter mais tempo para seus projetos;

. Viver mais pode ser objetivo de ganhar mais sabedoria, de conhecer o máximo de coisas possível, aprender, viver várias eras e se desenvolver… saber mais e mais sempre;

. Você quer viver mais para conseguir ajudar o maior número de pessoas possível a viver melhor e ou viver mais;

Agora uma reflexão

Se apenas pegarmos estes dois motivos, “viver melhor” e “viver mais” já é fácil de identificar vários “porquês” de cuidar da sua saúde. Se você ainda não encontrou nada que faça sentido, segure um pouco ai que já tenho outro ponto, que não depende muito de fazer sentido para você, mas sim para a sociedade.

Cuidar da sua saúde é a chave para todos os pontos descritos ali em cima. Para todos. Qualquer um deles, se você não cuidar de sua saúde, pode escorregar.

Vou pegar alguns exemplos:

. Estar mais feliz:

A prática de atividade física, alguns alimentos e técnicas de relaxamento estimulam substâncias em seu organismo que te deixam mais feliz, quando maus hábitos como um simples “alimentar-se mal” pode causar além de doenças graves, mal humor e depressão;

Cuidar da saúde: 3 motivos para pensar porque você deve querer fazer isso.

. Render mais no trabalho:

Atividade física, alimentação e técnicas como meditação e yoga te deixa mais bem disposto o que faz você render mais no trabalho;

. Envelhecer bem:

A pratica de atividade física, alimentação e técnicas como meditação e yoga previnem doenças, combatem o envelhecimento e deixar você mais forte para envelhecer melhor. Doenças como diabetes, infartos, derrames, câncer, artrites, osteoporose, dentre outras, tem boa parte de suas causas conectadas com maus hábitos.

Recomendamos para você:  Você sabe o que é Herpes Zoster?

Algumas doenças podem não matar rápido, te deixarão inválido ou em estado vegetativo, o que talvez seja muito pior do que morrer pois ai você já não consegue fazer as coisas sozinho, sempre irá depender dos outros. Ainda, você pode estar privando as pessoas que você gosta não somente da sua presença, mas também da liberdade delas. Morrer nem sempre é a pior consequência dos maus hábitos.

Cuidar da saúde: 3 motivos para pensar porque você deve querer fazer isso.

. Viver mais:

A pratica de atividade física, alimentação e técnicas como meditação e yoga previnem doenças, combatem o envelhecimento e aumentam a expectativa de vida. Dietas como a Mediterrânea e a prática de esportes, somente citando exemplos, são comprovados cientificamente que deixam você jovem por mais tempo.

. Quero apenas continuar a minha vida como ela é:

Até para isso, é importante a pratica de atividade física, alimentação e técnicas como meditação e yoga para justamente prevenir doenças e te manter apto a fazer o que você sempre fez. Se não cuidar, as doenças vão aparecer. Cuidando elas já têm grande chance de surgir, imagina se não cuidar.

Veja mais: . Exercícios Físicos são uma verdadeira fonte da juventude

. Dieta Mediterrânea como emagrecedor e redutor do risco de doenças

A lista aqui poderia ser grande. Cuidar do corpo e da mente é um segredo milenar de atingir tudo o que foi colocado nos pontos 1 e 2.

Antigamente até poderíamos culpar a falta de informação para ter alguns comportamentos, mas hoje não dá mais. A cada dia sai um novo estudo comprovando que os bons hábitos como a pratica de atividade física, alimentação e técnicas como meditação e yoga previnem doenças e até ajudam na cura.

É para ser repetido mesmo, porque o ponto é simples. Nós somente colhemos amanhã o que plantamos hoje e não se preocupar com a saúde hoje é uma das maiores causas de doenças graves amanhã.

Mais tarde não adianta “chorar o leite derramado”.

E se ainda nada do que você leu aqui faz sentido, existe um terceiro ponto que não depende mais de você mas é sim sua responsabilidade a partir do momento que vivemos em sociedade.

  1. Devo cuidar da minha saúde para “contribuir com um problema social”

E mesmo se você chegou até aqui sem se identificar com nada, existe um ponto que não pode ser deixado de lado.

Um dos motivos pelos quais eu imagino que uma pessoa não queira viver mais ou melhor seja porque ela somente está pensando nela e não entende o poder que ela exerce sobre os outros, sejam eles pessoas queridas ou mesmo desconhecidos.

A partir do momento em que as pessoas se organizaram em sociedade, os indivíduos precisam ter responsabilidades nesta sociedade, seja não roubar, não matar, dentre outras.

Divergindo para convergir:

É claro, sempre há a opção de morar em uma ilha deserta, ai não teria sociedade e não teríamos obrigações. Outra opção é contestar o porquê tem que ser assim, deveres e obrigações.

Eu não sou historiador, nem estou aqui para discutir política, mas acredito que consigo divergir um pouco sobre o assunto: Eu acredito que o ser humano se organizou em sociedade (de uma maneira simplista) para conseguir alcançar mais coisas do que conseguiria sozinho – não estou falando do capitalismo – por exemplo: sozinho seria quase impossível você cultivar vários tipos de comidas, então você não iria experimentar vários sabores ou até mesmo iria morrer de fome pois sozinho seria mais difícil se recuperar de um desastre natural por exemplo ou mesmo matar um leão ou até mesmo um macaco na selva.

Falando nisso até os animais se organizam em bandos para aumentar sua probabilidade de sobrevivência. E extrapolando, sozinho não teria perpetuação de espécie e mesmo assim se conseguisse de uma forma mágica fazer, uma hora os recursos naturais iriam acabar porque você não daria conta de repor. Enfim, dá pra ir longe aqui, mas acredito muito que não nascemos para viver sozinho e esta precisa ser uma premissa para nossa conversa.

Recomendamos para você:  Aquecendo Coracões

Se não nascemos para sermos sozinhos, precisamos aprender a viver em sociedade. Se não concordamos com a sociedade que ai está, precisamos lutar e fazer nossa parte muda-la (minha visão) e ai os pontos 1 e 2 voltam a ser importantes.

Voltando então,

Uma responsabilidade que poucas pessoas enxergam é que a saúde pública não depende somente do governo, mas também de cada um de nós. (vamos esquecer por um minuto os problemas do nosso país e pensar de uma maneira sistêmica).

Quando não cuidamos da nossa saúde, seja fumando, bebendo demasiadamente, não tendo uma dieta balanceada, estamos colocando no sistema de saúde uma demanda para tratamento de doenças que não existiriam se cuidássemos da nossa saúde, ou pelo menos o índice seria bem menor.

Sem esta demanda, os hospitais e médicos poderiam se concentrar no que realmente é um problema, como as doenças genéticas ou traumas por acidentes, e poderíamos já ter descoberto a cura para várias dessas doenças, uma vez que não estaríamos perdendo tempo cuidando de problemas que nós mesmos geramos. Diminuiríamos as mortes com certeza mais pessoas poderiam atingir os pontos 1 e 2.

Cada indivíduo também pode fazer sua parte para a saúde pública que é cuidar da sua própria saúde e não criar doenças que aparecem devido os seus maus hábitos de vida.

Os 3 motivos que eu deveria cuidar da minha saúde

A discussão aqui pode ser grande e duradoura e mesmo assim quem não está nem ai para cuidar de sua saúde hoje, se não quiser, vai continuar com a mesma opinião.

Minha intenção hoje foi começar uma discussão sobre este assunto que eu acredito que é o alicerce de nossa sociedade. Tudo começa e termina com nossa saúde, ela pode ser o meio e o fim para nossa evolução.

É muito importante você acreditar nestes 3 pontos para querer mudar sua realidade. Se algo aqui fez sentido, então você já tem um porque cuidar da sua saúde.

  1. Devo cuidar da minha saúde para “viver melhor”
  2. Devo cuidar da minha saúde para “viver mais”
  3. Devo cuidar da minha saúde para “contribuir com um problema social”

Se isto fez sentido, agora o próximo passo é entender como mudar. Se você pensa assim:

. “Eu até quero, mas não tenho tempo, meu dia é muito corrido”;

. “Eu até começo, mas sempre paro”;

. “Eu acho que cuidar da saúde é parar de comer bem”;

. “Eu adoro carnes, doces, bebidas alcóolicas, tudo muito salgado e gorduroso. Até entendo que isso pode me matar ou me deixar em uma situação ruim como amputação de membros, invalidez, estado vegetativo ou me matar, mas não consigo parar”; – essa foi forte!

. “Eu entendo os benefícios dos bons hábitos e quero mudar ou melhorá-los”;

Cuidar da saúde: 3 motivos para pensar porque você deve querer fazer isso.

Se algo disso faz sentido para você, continue seguindo o Rais, assine nossa newsletter para ficar por dentro das melhores informações de saúde e contribua comentado os posts ou enviando e-mail pra gente com sugestões, opiniões e dicas.

Somente unindo pessoas que pensam igual e que querem fazer o bem é que conseguiremos mudar a nossa realidade para melhor, ou mesmo deixar ela como está.

Até para manter precisamos melhorar!

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários