Entenda a Tabela de Pressão Arterial

Pressão alta, pressão baixa... Como ler a tabela de Pressão Arterial e saber se está tudo bem como você.

14/05/2019

Entender a tabela de pressão arterial é crucial para saber se você está bem quando os números saírem do medidor. Claro que seu médico e enfermeiros são os responsáveis por traduzir isso para você. Mas quanto mais você souber, melhor não é mesmo?

Como é feita a medida de pressão arterial?

A medida da pressão arterial é feita através de aparelhos que podem ser digitais ou analógicos. Hoje já existe uma gama de dispositivos e até softwares para celulares que fazem esta medida, ainda com menos acuracidade, mas fazem.

Pressão arterial: Entenda os valores por trás dos números

Aparelho digital de medição da pressão arterial (neste caso ele está mostrando também os batimentos cardíacos, o 79 que você está vendo por último, embaixo)

Quando medimos a pressão sanguínea temos dois números: um número maior, que vem primeiro acompanhado de um número menor.

O maior é o dá sístole,

que é quando o coração bombeia o sangue para todo o corpo. Este sangue é chamado de sangue arterial pois ele sai do coração pelas artérias para nutrir o nosso corpo.

O segundo e menor é o da diástole,

quando o coração relaxa entre os batimentos cardíacos, deixando novo sangue entrar para ser bombeado novamente. Este sangue é chamado de venoso pois chega ao coração através das veias.

Os valores são medidos em mmHg,

quer dizer milímetros de Mercúrio. Esta é a forma que o aparelho utiliza para fazer a leitura da sua pressão arterial.

Ele basicamente acompanha a dilatação do mercúrio para entender quanto é a pressão do seu corpo.

Se você ver os números da figura abaixo como a sua pressão, você vai dizer que está com uma pressão de “cento e vinte por oitenta”. Este número representa uma pressão normal, que pode ser apresentado também como (120/80 mmHg)

Geralmente o valor da pressão sistólica é o mais importante, principalmente para pessoas com 50 anos ou mais. Eles apresentam um aumento neste número, pois as artérias já estão mais danificadas ou com muitas placas instaladas, aumentando os riscos de doenças cardíacas e vasculares.

Pressão arterial: Entenda os valores por trás dos números

Valores da pressão: 120 por 80.

Quais são os valores considerados normais para a pressão arterial?

A Associação americana do coração definiu os valores e as ações conforme os valores em 5 estágios de pressão arterial conforme a figura abaixo:

Pressão arterial: Entenda os valores por trás dos números

Tabelas de valores de pressão segundo a Associação Americana do Coração

Quando você for medir a pressão arterial, pode ser que uma medida pelo menos dê muito alta.

Os valores variam muito dependendo da postura, exercícios, estresse ou sono. Então caso uma medida seja alta, o médico irá tentar outra vez.

Se isso se repetir ele ainda irá te monitorar por algum tempo antes de te diagnosticar com pressão alta. Você irá para casa um aparelhinho que irá fazer a leitura de tempos em tempos para ter certeza do diagnóstico.

Uma pressão considerada normal

é quando está abaixo de 120/80 mm Hg nos dois valores, tanto na diastólica quanto na sistólica.

Se somente um der abaixo, pode ter algo de errado e deve ser investigado.

Apenas uma medida alta não necessariamente quer dizer que você possui pressão alta.

Mas se a pressão se manter constante por exemplo em 140/90 mm Hg (ou chegar em 140 ou chegar em 90, tanto faz) o médico com certeza irá te indicar um tratamento de redução de batimentos cardíacos, seja com mudança de hábitos como alimentação,  redução de estresse e atividade física, seja com o uso de medicamentos.

Fique atento se você alcançar ou superar os níveis de 180 mmHg para a sistólica ou 110mm Hg para a diastólica, mesmo depois de esperar alguns instantes esta medida se repetir. Você deve se dirigir imediatamente ao pronto socorro pois você pode estar tendo uma crise de hipertensão.

Ainda com dúvidas sobre a tabela de pressão arterial?

Veja aqui um panorama completo de como entender os números da pressão arterial.

Não esqueça de comentar aqui o que achou do post e compartilhar com todo mundo que você acha que esta informação pode ajudar. Viva saudável.

Recomendamos para você:  Proteína das plantas usada como Sangue Humano

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.