Exame de sangue poderá detectar oito tipos de câncer

Estudo é baseado em análise combinada de DNA e proteínas, e envolveu mais de mil pacientes

06/02/2018

Um novo exame de sangue é capaz de detectar oito tipos diferentes de tumoresantes que se espalhem para outras partes do corpo.  Ele foi desenvolvido por um grupo de cientistas internacionais, que a princípio, buscavam detectar a doença no ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama. O estudo foi publicado recentemente na revista “Science”.

Liderado por Joshua Cohen, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, o estudo, baseado em uma análise combinada de DNA e proteínas,  envolveu 1.005 pacientes cujos cânceres – já pré-diagnosticados com base em seus sintomas – foram detectados com uma taxa de precisão de 69% a 98%.

Chamado de CancerSeek, o exame analisa mutações em 16 genes que estão vinculadas a diferentes tumores, bem como 10 biomarcadores de proteínas que circulam no sangue.

“Os pesquisadores encontraram o DNA dos tumores em circulação no sangue junto ao nível de algumas proteínas, que podem ser indícios do desenvolvimento do câncer”, afirmou o pesquisador do Instituto de Oncologia Molecular de Milano, Fabrizio d’Adda di Fagagna.

Os cientistas acreditam que o custo deste exame de sangue será inferior a US$ 500 dólares.

Com informações Portal Bonde

Recomendamos para você:  Quantos anos você irá viver e como envelhecerá?

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários