Já pensou em usar o Yoga para dormir?

Então responda a pergunta, você já se viu deitado na cama, morrendo de cansaço, mas mesmo assim ficou rolando por horas e horas sem conseguir dormir?

Fabiano Teodoro

12/01/2015

rais-data-yoga-dormir-bem-better-skin
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você já pensou em usar o Yoga para dormir? Então responda a pergunta, você já se viu deitado na cama, morrendo de cansaço, mas mesmo assim ficou rolando por horas e horas sem conseguir dormir?

A cabeça cheia de pensamentos, as coisas que você deveria ter feito e não fez, o que você esqueceu de fazer, erros e acertos de hoje a atividades …. muitas atividades para amanhã. A cabeça a mil e você não para de pensar.

A Cabeça não para, e o yoga pode ajudar a Dormir

Esta hiperatividade dos pensamentos é o principal motivo para insônia. Por isso algumas pessoas utilizam a TV para dormir, porque ao assistir um programa por exemplo elas conseguem desligar e assim dormem.

Eu particularmente não gosto de TV porque acredito que a hora de dormir é um momento de você estar com você mesmo, no caso dos solteiros, ou estar mais ligado ao seu parceiro, no caso dos casados. E para mim a televisão cria uma distância disso.

rais-data-yoga-dormir-bem-

Veja Também:

Outras pessoas utilizam a meditação e algumas técnicas de respiração e concentração para acalmar a mente.

Que tal utilizar o Yoga para dormir melhor e acalmar a mente? Neste vídeo você irá conferir uma técnica de respiração do Yoga que pode ajudar você a acalmar os pensamentos e ter uma noite tranquila de sono.

Recomendamos para você:  Consultas médicas baratas? Sim, no Dr. Consulta!

A técnica do Yoga para dormir

É uma técnica básica e simples que você pode utilizar tanto para o início da sua secção de Yoga (10 posições de Yoga para quem fica muito sentado) como para relaxar e acabar com os problemas para dormir.

A técnica chama respiração Nadi Shodhan, onde ela consiste em alternar a narina de respiração.

Então você só precisa de seu polegar e o dedo anelar da sua mão dominante. No vídeo ela utiliza a mão direita. Os passos são:

  1. Sente de pernas cruzadas em um lugar confortável. Pegue o polegar e o dedo anelar e mantenha-os erguidos e abaixe os outros dedos. Se for difícil manter o anelar para cima você pode simplesmente erguer o anelar e o mindinho.
  2. Coloque o polegar na narina, fechando-a.
  3. Você vai inspirar pelo lado da narina aberta, no caso do vídeo o esquerdo,
  4. Segure a respiração e feche a narina esquerda
  5. Solte o dedão da narina direita e espire pela narina direita.
  6. Mantenha a narina direita aberta e inspire por ela.
  7. Fecha-a com o polegar após inspirar.
  8. Segure a respiração, abra a narina esquerda.
  9. Espire pela narina esquerda.
  10. Repita este ciclo várias vezes.

Esta é uma forma de acalmar a mente controlando a respiração. Agora é só praticar e ter bons sonhos. (O vídeo está em inglês, mas siga a descrição acima olhando as imagens e você irá se sair bem)

Veja Também:

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Fabiano Teodoro

CEO da Rais Saúde e da Connect HealthCare.
Técnico em Alimentos pelo CEFET-PR (99), Engenheiro Eletricista pela UDESC-SC (2009), MBA em Gestão empresarial pela FGV (2013), Trainee e 5 anos de experiência com Gestão de Projetos e Pessoas pela indústria de linha branca (2009-2014). Curioso em programação, blogs e sistemas e tudo que envolva Startups (minha fase atual profissional).

Atleta desde pequeno, apaixonado por basquete (já fui atleta semi-profissional na juventude), por academia e corrida (mas adoro esportes em geral) e música (toco meu violãozinho meia boca).

Também gosto de ciência (de onde viemos e para onde vamos) e neurociência, meditação e sempre curioso sobre como deixar nossa máquina “corpo humano” mais afinada e obter a melhor performance para o nosso dia-a-dia.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários