Esperma humano pode hospedar até 27 vírus diferentes!

Ebola, hepatite B e C, herpes, citomegalovírus e chikungunya estão entre eles.

Não é novidade que o HIV ou o vírus da zika são capazes de sobreviver no sêmen humano, e ser sexualmente transmitido. A surpresa é que, além desses, muitos outros vírus podem ser transmitidos pelo esperma masculino.

De acordo com um artigo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e publicado na revista científica “Emerging Infectious Diseases”, 27 vírus e alguns bastante perigosos, como ebola, hepatite B e C, herpes, citomegalovírus, catapora e chikungunya, por exemplo, também podem ser transmitidos no sexo, entre outros já conhecidos por sua transmissão via sangue e saliva.

Embora nem todos os 27 vírus sejam transmissíveis de pessoa para pessoa, segundo a pesquisa, outras consequências graves como redução da fertilidade e aumento do risco de doenças sexualmente transmissíveis são possíveis.

O estudo foi realizado através da revisão de mais de 3.800 publicações científicas. Os autores também encontraram evidências de que, fora estes 27, outros 11 vírus além de serem encontrados no sêmen, podem viver nos testículos. Vírus que podem causar gripe, dengue, varíola, rubéola e síndrome respiratória aguda grave.

O artigo também ressalta que, alguns desses vírus, podem até causar mutações no DNA do esperma, o que pode vir a comprometer futuras gerações do sêmen.

Entretanto, os cientistas apontam que novos estudos são necessários para entender se e como os vírus podem ser transmitidos pelo sêmen, como eles se mantêm vivos e em quais condições/concentrações.

Com informações UOL e Minha Vida.com

Recomendamos para você:  Atenção: dormir com a luz acesa pode aumentar o risco de câncer de mama

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários