Sentindo-se cansado o tempo inteiro? Estes 14 hábitos ruins podem ser a causa.

Deixar de fazer exercícios porque está muito cansado pode vir a virar contra você. Veja o que mais é importante para manter o pique durante o dia.

14/01/2015

rais-data-cansado

Nem sempre a falta de uma noite de sono bem dormida é a principal razão. Estar cansado o tempo inteiro pode ter outros motivos que, com simples ações, você pode mudar.

Veja esta lista de possíveis coisas que você deve começar a fazer ou parar de fazer para melhorar a disposição e ter um dia mais cheio de energia.

  1. Você não faz exercícios porque está cansado

Deixar de fazer exercícios porque está muito cansado pode vir a virar contra você. Estudos recentes mostram que pessoas que fazem exercício pelo menos 3 vezes por semana, durante 20 minutos, sentem menos a fadiga e se sentem mais energizados já depois de 6 semanas de rotina. Atividades físicas melhoram sua força e resistência do dia-a-dia, faz com que seu sistema cardiovascular funcione adequadamente o que entrega mais oxigênio e nutrientes para seu corpo. Quando estiver muito cansado, saia pelo menos para uma caminhada breve, você verá a diferença.

Veja Também:
  1. Deixar de beber água

A desidratação faz com que o sangue diminua de volume, fazendo com que o coração tenha mais dificuldade de bombeá-lo pelo corpo e assim, deixando de entregar oxigênio e nutrientes efetivamente pelo corpo. E apenas 2% desidratado já pode de deixar mais cansado. Por isso beba água regularmente e ingira alimentos rico em água, como melancia, alface e outros.

rais-data-cansado-exercicios-agua-boire-eau

  1. Você está esquecendo o ferro na sua dieta

Baixos níveis de ferro no corpo fazem com que você se sinta lento, fraco, mais irritado e com falta de foco. O ferro ajuda a levar o oxigênio para as células musculares. Por isso, tenha uma dieta com carnes vermelhas magras, feijão, ovos, vegetais folhosos verde-escuros como a couve, nozes e manteiga de amendoim.

O ferro precisa também da Vitamina C para ser absorvido, por isso consuma laranjas (2 por dia já tem 100% da necessidade diária) ou morangos (160% da necessidade diária em uma porção com 8 morangos). Prefira frutas in natura como fontes de vitamina C, pois ela oxida muito rápido.

  1. Você não toma café da manhã

Durante a noite seu corpo fica em atividade e consome energia de maneira que quando você acorda pela manhã, você precisa reabastecer. Se você não come pela manhã, seu corpo se defende diminuindo o metabolismo e deixando você mais lento. Por isso, tome um café reforçado.

Recomendamos para você:  Quantos anos você irá viver e como envelhecerá?

Algumas dicas são consumir produtos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Uma boa pedida seria aveia com proteína em pó e um pouco de manteiga de amendoim; um pouco de geleia de frutas, leite com baixo teor de gordura, ovos mexidos com duas fatias de pão de trigo integral e iogurte grego.

  1. Você vive de comida industrializada, a famosa “trash food”

Você é o que você come, isso não tenha dúvidas. Comidas com muito açúcar e carboidratos simples (como aquelas que você encontra nas caixinhas por ai), aumentam o seu índice glicêmico, que é um indicador de quanto rápido os carboidratos aumentam o açúcar em seu sangue, ou seja, se você tem um índice muito alto quer dizer que a taxa de açúcar varia muito no seu sangue durante o dia. Esta variação rápida causa fadiga.

Por isso, o ideal é manter o açúcar em quantidades baixas e estáveis. Para isso, prefira refeições com proteína magra como frango ou peixe, salmão, grãos integrais, batata doce ou saladas com carne de frango e frutas.

  1. Você toma uma cerveja ou taça de vinho antes de dormir

A princípio isso pode parecer relaxante, mas na verdade não é. Inicialmente o álcool produz um efeito relaxante porque suprime o sistema nervoso central. Mas quanto ele é metabolizado pelo organismo, o que demora algumas horas depois da ingestão, ele produz um aumento repentino de adrenalina.

Por isso você geralmente acorda no meio da noite quando bebe, bem no momento em que deveria estar em sono profundo para descansar bem. Evite tomar álcool pelo menos 2-3 horas antes de dormir.

  1. Você é muito dependente da cafeína para passar o dia

Tomar um cafezinho durante o café da manhã pode ser uma boa ideia. Na verdade estudos indicam que de 3 a 4 xícaras de café você tem o benefício de ficar mais alerta durante o dia.

Recomendamos para você:  Doar sangue além de salvar vidas, pode melhorar a sua

Mas pode ter um efeito colateral. A cafeína suprime a adenosina, um produto das células ativas que quando é acumulado no organismo, induz o sono. Estudos mostram que a cafeína pode afetar o sono se consumida até 6 horas antes de dormir. Então, na dúvida, evite consumir café depois do meio da tarde, até 8 horas antes de dormir mais ou menos.

rais-data-cansado-cafe-tiredphysicalop

  1. Você é perfeccionista

O perfeccionismo é impossível de ser atingido e essa busca pelo perfeito pode estar drenando a sua energia. Você possivelmente está definindo suas metas muito acima do que pode alcançar.

Sei que é difícil para um perfeccionista admitir isso, então se você pensou ao ler “nada, eu aguento” ligue o sinal amarelo. Uma dica é usar a técnica do Pareto: 20% do esforço é responsável por 80% do resultado. Não perca muito tempo nos outros 20% porque eles irão drenar sua energia a ponto de poder te esgotar.

  1. Você faz tempestade em um copo d’água

Você sai na rua e acha que vai ser assaltado, seu chefe te chama para conversar e você acha que vai para a rua, um amigo diz que precisa falar com você e você já espera pelo pior.

Sempre esperar pelo pior de traz um estado de alerta e ansiedade constante e isso drena muita energia. Saia mais, pratique meditação, faça exercícios ou simplesmente divida suas preocupações com um amigo, assim você alivia a carga sobre você.

  1. Você tem problemas em dizer “não”

Você fica tão preocupado em desagradar os outros que aceita tudo que vem, sem dizer não. Isso pode estar acabando com sua energia. Não precisa ser antipático, mas se preocupar mais com os outros do que com você pode te consumir tanto que você não terá energia quando quiser realmente fazer algo por alguém.

Se sua dificuldade é essa a dica é: Treine dizer não. Diga na frente do espelho, em casa, no carro. Quando você se ouve dizendo, você começa a aceitar melhor a ideia e passa a ser mais capaz de rejeitar aquele convite de grego do seu vizinho.

  1. Você tem uma mesa bagunçada

Algumas pessoas até se acham em meio da bagunça, mas no geral, todos nós sentimos a carga de um ambiente carregado. A bagunça traz uma poluição visual que pode acarretar em cansaço físico.

Recomendamos para você:  Estressado demais? Que tal respirar melhor?

Por isso, arrume sua mesa antes de sair do trabalho, isso garante que você irá encontrar ela organizada no outro dia pela manhã. Se seu escritório precisa de uma organização maior, não se estresse. Comece pelo o que está perto de você e vá organizando o resto aos poucos.

Veja Também:

  1. Você trabalha durante as férias

Pausas no trabalho são importantes para seu cérebro desconectar e olhar as coisas de uma outra perspectiva, além de dar mais tempo para ele eliminar as toxinas produzidas por sua rotina de trabalho estressante.

Por isso, nas férias tire férias, isso fará que você volte ao trabalho mais descansado, criativo e energizado.

  1. Você verifica seus e-mails na cama

Além de não deixar seu cérebro desligar, utilizar os smartphones, tabletes ou outros dispositivos eletrônicos faz com que a luz emitida por estes aparelhos suprima a melatonina, um hormônio que regula os ciclos de sono do corpo.

O ideal é parar de mexer nos dispositivos de 1 a 2 horas antes de dormir.

  1. Você fica acordado até tarde nos fins de semana

Se você fica acordado até tarde nos fins de semana, seu sono se desregula e com certeza a sua segunda-feira será horrível. Para não perder a sua vida noturna, mesmo saindo a noite tente acordar no outro dia no horário normal e tire uma soneca depois do almoço.

Sonecas de 20 minutos ajudam você a descansar sem entrar nos estágios de sono profundo, o que te faz acordar mais ligado para o dia.

Simples mudanças nos seus hábitos do dia-a-dia podem deixar você mais energizado e feliz para aproveitar cada minuto da vida.

rais-data-cansado-3_QGSD_HEWY

Consultas

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

CEO da Rais Saúde e da Connect HealthCare.
Técnico em Alimentos pelo CEFET-PR (99), Engenheiro Eletricista pela UDESC-SC (2009), MBA em Gestão empresarial pela FGV (2013), Trainee e 5 anos de experiência com Gestão de Projetos e Pessoas pela indústria de linha branca (2009-2014). Curioso em programação, blogs e sistemas e tudo que envolva Startups (minha fase atual profissional).

Atleta desde pequeno, apaixonado por basquete (já fui atleta semi-profissional na juventude), por academia e corrida (mas adoro esportes em geral) e música (toco meu violãozinho meia boca).

Também gosto de ciência (de onde viemos e para onde vamos) e neurociência, meditação e sempre curioso sobre como deixar nossa máquina “corpo humano” mais afinada e obter a melhor performance para o nosso dia-a-dia.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários